Utilizando técnicas de relaxamento e atividades cognitivas, procedimento é usado em todo elenco do Verdão
O jovem elenco do Serra Macaense tem mostrado sua força no Campeonato Carioca da Série B1, através de grandes atuações coletivas, que levaram o clube a uma posição de destaque na tabela de classificação. E todo este sucesso tem uma explicação: o clube possui um Departamento Psicossocial que acompanha de perto a evolução de cada um dos 140 atletas do clube, desde as categorias de base até a equipe profissional.
Utilizando técnicas de relaxamento e atividades cognitivas, a equipe de psicólogos, formada por Ivana Zimmermann, Tatiane Cantiliano e Jefferson Cabral, contribui para a melhoria no desempenho, tratando o treino mental com a mesma importância dos treinos físicos e táticos. São trabalhadas, também, atividades pré-competitivas para a gestão das emoções, que promovem a autoconfiança e autoconhecimento, fatores de extrema importância no equilíbrio emocional durante o campeonato.
A estrutura do trabalho é baseada na janela do desenvolvimento humano, onde as habilidades estão mais intensas ao final da adolescência e inicio da vida adulta, promovendo fatores que favorecem os relacionamentos de forma saudável e íntegra. Além do desempenho esportivo, o resultado aparece também fora de campo, onde é possível perceber o aumento no rendimento escolar e melhoria nas relações sociais.
“O esporte tem o poder de integrar o indivíduo independentemente da classe social, raça ou religião. Desenvolve a capacidade de trabalhar em equipe, cumprir horário, saber ouvir, reconhecer seus limites, assim como conhecer o próprio corpo. Nosso papel como psicólogos do esporte tem a atenção voltada para a promoção da saúde, comunicação, relações interpessoais, liderança e melhoria do desempenho esportivo físico e emocional”, disse Ivana Zimmermann Fernandes, Psicóloga/Pós-Graduanda em Neuropsicologia e Psicologia do Esporte.