Macaé pode registrar ondas de até três metros durante a ressaca do mar
A Coordenadoria Extraordinária de Defesa Civil está em alerta contra a ressaca que está previsto para atingir o litoral Sudeste. O monitoramento constante está sendo realizado a partir da Praia dos Cavaleiros até a altura da Fronteira, onde existem casas próximas ao mar.
Na manhã de terça-feira (19), o mar já estava revolto e continuará até sexta-feira (22), com ondas de até três metros. A previsão para este fim de semana é que a ressaca venha perder a força.
“No momento, a situação está sob controle, mas mesmo assim, pedimos para os banhistas e pescadores procurarem orientações de salva-vidas antes de entrarem no mar e evitar os locais com sinalização de bandeiras indicando locais de risco”, disse a Defesa Civil.
No período da noite, a situação pode ser pior, devido à mudança do vento e por ser um horário em que geralmente a maré está cheia. O monitoramento também recebe intensificação nos horários de maré cheia, que varia de acordo com os dias.
Os moradores estão muito preocupados com a ressaca e estão dia e noite em alerta. “O nosso maior medo é de que a água invada as nossas casas. Temos medo dessas pedras não suportarem a força da água, e se isso acontecer a situação ficará muito mais complicada. Queríamos uma solução para esse problema, mas não temos”, falou o morador da Fronteira, Cristiano Henrique da Silva.
Edméia Ventura, mora no bairro há 11 anos e diz que nessa época é normal a situação, mas desta vez está preocupando muito mais.
Até o momento, a Defesa Civil ainda não registrou nenhum pedido de emergência, mas o telefone 199 está à disposição da população 24 horas.
O trabalho da Defesa Civil está sendo realizado 24 horas por dia. Em caso de emergência, a população deve entrar em contato através do número 199.