Nesta segunda-feira (16) os banhistas foram orientados a não frequentarem praias
Na manhã desta segunda-feira (16), a Defesa Civil do estado solicitou por meio de um aviso sonoro em carros dos bombeiros, que a população saia das praias e evite frequentá-las, visto que são locais de movimentações desacerbadas e, que, o vírus, possa acometer novas pessoas.
Em Macaé, no interior do estado, a Praia dos Cavaleiros e a Praia do Pecado estiveram movimentadas neste último final de semana, apesar dos últimos acontecimentos que vem acontecendo no município por conta do coronavírus. Mas essa estimativa deve mudar nos próximos dias, já que na manhã desta segunda-feira (16) um dos postos dos salva-vidas, também emitiu um alerta.
A pandemia do coronavírus tem assustado à população de várias regiões do estado do Rio de Janeiro e, consequentemente, deixando as pessoas cada vez mais alertas quanto às medidas protetivas contra o vírus, evitando assim a sua proliferação para que não tenham mais vítimas.
Uma das medidas é não se aglomerar em locais públicos, evitando o contágio por conta de deslocamentos desnecessários e fazendo com que as pessoas saiam de suas casas apenas por motivos de urgências, como trabalhos e compras precisas.
Devido a isso, inúmeras praias reservadas já estão tendo os seus acessos fechados para que não haja circulação neste período inicial de 15 dias, sendo Praia de Copacabana, Praia de São Conrado, Praia de Botafogo, Praia do Flamengo, Praia de Grumari, Prainha, Praia da Reserva, Praia Vermelha, algumas dessas.
E, nas cidades situadas no interior do estado e na Região dos Lagos, diversas de suas praias também já se encontram interditadas ou tendo a redução de pessoas. Em Cabo Frio, na Região dos Lagos, já estão restritas a Ilha do Japonês, Praia das Conchas, Praia do Peró e Praia do Forte.
Em Arraial do Cabo, também na Região dos Lagos, os acessos às praias já estão sendo bloqueadas para que os seus moradores não sejam colocados em riscos, sendo essas, Praia do Pontal, Praia do Forno e Praia Brava, entre outras. Ainda em Arraial, já estão suspensos os acessos aos barcos e, a prefeitura, já proibiu a entrada de veículos e passeios turísticos na cidade.
Em Búzios, as praias também devem ser interditadas nos próximos dias, já que o prefeito da cidade se reuniu na última sexta-feira (13) com representantes do comércio, turismo, da saúde, gastronomia e educação, para também adotarem medidas contra o vírus.