Crime

0
442

Doenças
Apesar de ser comum a essa época do ano, a mudança do clima tem gerado doenças respiratórias e infecções, o que tem levado dezenas de pessoas, entre adultos e crianças, aos postos de saúde da cidade. E diante da nova configuração do serviço médico municipal, os casos considerados como de atenção básica acabam superlotando os corredores do HPM, unidade onde está centralizada a realização de exames. A situação tende a piorar durante o inverno.

Crime
Alvo de incêndio criminoso registrado no mês passado, o quiosque situado na Lagoa de Imboassica já voltou a funcionar, reunindo um grande público durante o último final de semana. Apesar das investigações da polícia, os autores do ato criminoso, que atingiu também outros dois quiosques na orla da Praia do Pecado, ainda não foram identificados, o que deixa moradores do bairro ainda apreensivos. A situação requer a vigilância mais intensa na região.

Jogos
Faltando cerca de 10 dias para a abertura dos jogos da Copa do Mundo na Rússia, e empresas locais já definem acordos com os funcionários sobre os horários de trabalho nos dias das partidas da seleção brasileira. Vale lembrar que a liberação do serviço não é obrigatória, porém, cabe sim uma adequação no itinerário, para garantir a paixão nacional. Os jogos começam na próxima quinta-feira (14). Já o Brasil estreia no domingo, dia 17.

Transporte
Segundo o decreto assinado pelo governo, que regulamenta o programa Macaé Cidadão, os usuários do transporte municipal que tiverem acesso ao subsídio da passagem a R$ 1, terão até quatro liberações para a utilização do benefício, por dia. As regras garantem também que o beneficiário deve residir, ao menos, por três meses na cidade, com comprovação através de contas nominais ou declaração registrada em cartório. O documento vale para toda a família.

Manutenção
As pedras estilo portuguesa, que ornamentam o calçadão da Avenida Evaldo Costa, estão se soltando, seja por conta das chuvas, seja por atos de vandalismo. E isso vem causando problemas para as pessoas que realizam atividades físicas, especialmente para os idosos. Sem as pedras, buracos acabam se formando no piso de trechos também da ciclofaixa, o que se torna bastante arriscado. Fica o pedido de manutenção para a secretaria de Infraestrutura.

Ambiente
No Dia Mundial do Meio Ambiente, fica o alerta sobre os efeitos nocivos ao ecossistema local, mediante a paralisação das obras de saneamento na cidade. A expectativa era que o fim da emissão de esgoto nos recursos naturais do município acabaria em 2018. Porém, diante do impasse entre a prefeitura e a BRK Ambiental (antiga Odebrecht), essa programação já caiu por terra há bastante tempo. E quem paga o preço disso é a natureza.

Gripe
Vale lembrar que é importante para a população seguir a orientação do Ministério de Saúde, em garantir a vacinação contra a gripe. Casos de mortes pela doença já são mais altos no país, em relação ao ano passado. Dentro do público-alvo, mulheres grávidas e crianças com seis meses a cinco anos, são as que ainda não atingiram as metas de imunização. É importante que a população vá às unidades do município em busca do medicamento.

Comércio
Quem frequenta o Calçadão da Avenida Rui Barbosa percebe o quanto o perfil do comércio local está precário. O espaço, que é o coração do setor varejista da cidade, passa a ser ocupado também por ambulantes, que revendem produtos sem notas e sem garantia de qualidade. A situação é um dos efeitos da crise, que tem afetado grande parte da sociedade local e se espalha também por outros pontos da área central do município. A equipe da Postura precisa atuar.

Parceria
E as autoridades de segurança pública de Macaé aguardam, com expectativa, a assinatura de um convênio com a prefeitura, através das novas atribuições da Guarda Municipal, que promoverá a integração da corporação municipal com a Polícia Militar. E isso vai gerar a contratação de uma nova frota de vigilância, que irá atender bairros e comunidades da cidade. Anunciada no mês passado, a parceria ainda não tem data de quando vai ocorrer.