No último fim de semana, diversos animais silvestres foram resgatados em vários pontos de Macaé - Divulgação/ Guarda Ambiental 

Em Macaé, o número de resgate é alto, segundo dados da Guarda Ambiental. Nos últimos três meses foram 140 ocorrências

O homem tem ocupado cada vez mais áreas de mata e uma das consequências dessa ocupação é o aparecimento de animais silvestres em áreas urbanas. Em Macaé, o número de resgate é alto, segundo dados da Guarda Ambiental, nos últimos três meses foram 140 ocorrências.

Para o Comandante da Guarda Ambiental de Macaé, Madson Nazareno, boa parte dos animais silvestres que tem aparecido até nas residências se deve as queimadas nas matas, caça predatória e invasão no habitat.

Nesse último fim de semana, uma jiboia de quase dois metros foi resgatada em uma rua no bairro Jardim Vitória. Foram os moradores que acionaram a Guarda Ambiental e diante do alto número de capturas, mais agentes estão sendo treinados para atuar no resgate. As instruções são valiosas, pois a forma de captura muda de acordo com a espécie.

Os animais ocupam os jardins e quintais e muitas vezes entram no imóvel. Na semana passada, um lagarto de quase dois metros foi resgatado dentro de uma sala em uma residência no bairro Granja dos Cavaleiros. A cena foi gravada em um celular e o agente da Guarda Ambiental mostra destreza ao realizar a captura.
No caso da jiboia é preciso ter cautela. Os agentes são orientados a observar o movimento dela para fazer a captura na hora certa.

“Ao se deparar com um animal silvestre a primeira ação é acionar a guarda, pois os agentes estão preparados para fazer a captura. Depois é preciso ficar atento aos passos do animal para que ele não se esconda e cause problemas futuros”, explicou Madson Nazareno.
O resgate envolve diferentes espécies: aves, serpentes, roedores e macacos. O aparecimento desses animais em áreas urbanas ocorre por causa do crescimento desordenado e do aumento da ocupação em áreas de mata.

A Guarda Ambiental orienta a população que caso algum animal silvestre apareça em casa ou na rua, entre e contato com o órgão para a realização do resgate através do telefone: (22) 997019770 . O contato funciona 24 horas por dia.