O deputado federal André Fernandes (PL-CE) anunciou, na madrugada desta quarta-feira (15), que conseguiu 27 assinaturas, número necessário no Senado para dar início à instalação do colegiado.
O requerimento de instalação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar os atos ocorridos no dia 8 de janeiro em Brasília já conta com o apoio de 27 senadores. O deputado federal André Fernandes (PL-CE) anunciou, na madrugada desta quarta-feira (15), que conseguiu 27 assinaturas, número necessário no Senado para dar início à instalação do colegiado.
Apesar de a instalação de uma CPMI, e não uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), obedecer ao princípio da proporcionalidade partidária, a medida só se tornará oficial com a confirmação de 171 deputados da Câmara dos Deputados. De acordo com o deputado, a atualização mais recente feita por ele foi publicada no último dia 10 de fevereiro, quando a instalação da CPMI contava com o apoio de 65 congressistas.
O objetivo da CPMI é apurar as responsabilidades, inclusive do Governo Lula, nos atos ocorridos no último dia 8 de janeiro em Brasília, quando o Congresso Nacional foi alvo de protestos que tomaram proporções inesperadas. O deputado, então, pediu que os cidadãos cobrem os parlamentares em quem votaram para que a instalação seja efetivada.
Caso a CPMI seja instalada, ela terá um período de 90 dias para apurar os fatos e seus responsáveis. Trata-se de uma importante medida para esclarecer os fatos e realmente garantir a segurança democrática no Brasil.
Confira a lista dos 27 senadores que apoiaram a instalação da CPMI dos atos de 8 de janeiro:
1 – Zequinha Marinho
2- Rogério Marinho
3- Magno Malta
4- Wellington Fagundes
5- Izalci Lucas
6- Mecias de Jesus
7- Eduardo Girão
8- Plínio Valério
9- Esperidião Amin
10- Flávio Bolsonaro
11- Alan Rick
12- Carlos Portinho
13- Astronauta Marcos Pontes
14- Jorge Seif
15- Hamilton Mourão
16- Jaime Barattoli
17- Damares Alves
18- Luís Carlos Heinze
19- Eduardo Gomes
20- Ciro Nogueira
21- Styvenson Valentim
22- Wilder Morais
23- Cleitinho
24- Tereza Cristina
25- Marcos do Val
26- Sergio Moro
27- Marcio Bittar