No próximo dia 12 é comemorado o Dia dos Namorados, data sempre tão esperada pelos casais e lojistas brasileiros, que tem o dia como uma das mais lucrativas no comércio.
Porém, assim como outras datas de 2020, como dia das mães e páscoa, com a pandemia do coronavírus, esse ano será marcado pelas mudanças de hábitos dos consumidores na forma como utiliza cartões e fazem compras, nos modos de comemoração e nas alternativas encontradas para passar dias importantes com aqueles que gostam.
Assim como em muitos aspectos, o Covid-19 alterou comportamentos e consumos em relação a datas especiais do calendário brasileiro e o dia dos namorados não será diferente. Confira alguns dados apontados pela pesquisa “Namorados e Covid-19”, realizada pela Azulis.
Relacionamentos e distanciamento
Dos respondentes da pesquisa de hábitos de consumo em relação ao dia dos namorados e pandemia do coronavírus, a grande maioria, 71,39% estão casados, namorando ou em algum tipo de relacionamento.
Esse grande número não significa, porém, que as pessoas estão mantendo a mesma forma de relacionamento e de contatos frequentes, com exceção daqueles que moram juntos, 48,38%.
Para aqueles que trabalhavam fora, viajam ou encontravam seus parceiros frequentemente, algumas mudanças são notadas desde o início da pandemia, afinal, 40,83% das pessoas estão mantendo a distância por precaução e o relacionamento têm sido “à distância” nos últimos tempos.
Dos respondentes da pesquisa, mais de 75% não fazem parte do grupo de risco e 59,35% possuem carro próprio, mesmo assim, é grande o cuidado em relação aos encontros e regras de distanciamento social.
Para aqueles que estão solteiros, o isolamento social também prejudica novos relacionamentos e 75,29% das pessoas não estão procurando pessoas para se relacionarem, nem com a ajuda de aplicativos de namoro ou relacionamento.
Patrocinado
Comemoração
Para o dia dos namorados, ao serem questionados como iriam comemorar, a maioria, 53,54% pretendem passar esse ano comemorando virtualmente, pelo whatsapp, em conversas de textos ou vídeo ou telefone.
Se o dia dos namorados é marcado por reservas em restaurantes, viagens, cinemas e pernoites em hotéis, os papéis se invertem e os grandes vencedores dos programas feitos em 2019 são bem menos citados esse ano.
Para o dia dos namorados que está próximo, a expectativa é que os casais assistam lives, séries ou filmes em casa, além de fazer jantares especiais, claro, dentro de casa, cumprindo o isolamento social.
As lives que são grandes aliadas ao isolamento social não vão ficar de fora em mais essa data e, assim como no dia das mães, muitos são os artistas programados para os shows românticos do dia dos namorados.
As empresas e delivery também estão se preparando para essa data, afinal, esse é outro setor que só cresceu com a pandemia e que espera ser ainda mais acionado no próximo dia 12.
Presentes
Sem muitas lojas e shoppings abertos, as lojas online dominam as compras dos namorados esse ano, com 82,4% das respostas, seguida de presentes feito em casa, tendo eletrônicos, bebidas e doces como os mais citados na intenção de compra.
Quanto ao gasto, esse ano as pessoas estão dispostas a investir um pouco mais, com 65% com intenção de gasto de R$60,00 e R$120,00.
O dia dos namorados desse ano será diferente das comemorações passadas graças à situação de saúde mundial, fazendo com que as pessoas se adequem e se adaptem para se manterem protegidas.
Como será o seu dia dos namorados? Acompanhado ou não, encontre coisas que goste de fazer, acompanhe lives de artistas que gosta ou filmes e não se esqueça dos cuidados essenciais e medidas de proteção contra o coronavírus!
A pesquisa foi formulada pela Azulis, empresa do Grupo Red Ventures, que conta com outras startups como o Iq, previdência Onze e a Capital Research