Especialista Jaqueline Mateus dá dicas de como fidelizar clientes em meio à crise
Foi pensando em cooperar com os empresários de Macaé diante da pandemia do coronavírus, onde muitas empresas e empreendimentos tem tido as suas atividades afetadas, que a administradora, mestre em Gestão de Estratégia de Negócios e professora universitária, Jaqueline Mateus, prestou esclarecimentos acerca deste tema.
Seguindo alguns decretos e as devidas recomendações no combate ao coronavírus e, aderindo assim, a quarentena, inúmeras empresas de Macaé e região precisaram suspender temporariamente os seus serviços, o que tem prejudicado as suas empresas e, consequentemente, as finanças das mesmas.
“Tentar se reinventar, já que o administrador não deve ficar preso somente ao paradigma de ‘compra e venda’. Se o gestor possui um restaurante, invista no delivery para levar a comida ao seu cliente. Se o gestor possui um salão de beleza, veja formas de oferecer esses serviços em casa, seja de cabelo, manicure ou maquiagem”, ressalta.
Diante da pandemia do coronavírus, os gestores de empresas precisam driblar a crise que tem afetado os seus negócios.
“O importante é resguardar e equipar bem os funcionários, para que possam estar protegidos diante do COVID-19. Não importa o segmento do seu negócio, a regra vale para todos os nichos. Lembrando que, essa regra vale apenas aos estabelecimentos que tem a licença para atuar durante essa fase.
Antes de tudo, é preciso respeitar os decretos, não indo às ruas abrir as suas lojas e colocando os seus funcionários em riscos, o necessário é manter contato e o elo com sua clientela, através de outras maneiras, como via internet, ligações e outros meios”, pontua Jaqueline.
“O ideal para manter o equilíbrio nos negócios, é que o gestor tenha uma reserva de contingência, assim, a empresa se sobressairá de forma mais estruturada. Em termos de gestão de pessoas, o ‘home office’, o acordo, a negociação em geral, é a ferramenta chave diante dessa situação. Negociar sempre com o seu funcionário. Por exemplo, se você presta na sua empresa um atendimento delivery, não há a necessidade de ter todos os integrantes trabalhando junto, podendo haver um sistema de rodízio. Ou seja, tentar produzir de modo equilibrado, equalizado e sem pânico, já que todos estão no mesmo barco”, afirma.
Segundo Jaqueline, envolver a equipe, dividir as preocupações e coletar ideias, fará com que todos estejam em prol de medidas que possam ajudar uns aos outros e, sobretudo, o seu local de trabalho e a sua sobrevivência.
Aos trabalhadores autônomos e que são os próprios administradores de seus empreendimentos, “a dica é a mesma aos empresários, visto que se reinventar, é o segredo. Com o COVID-19, trabalhar pelo delivery, por exemplo, se protegendo com os mecanismos de proteção (luvas e máscaras), dentro da higiene e tentar oferecer de alguma forma a devida atenção aos seus clientes, procurar se os mesmos possuem algum sintoma, propondo uma conexão”, esclarece.
“Os autônomos terão agora uma ajuda do governo como acaba de ser aprovada, para que consigam ultrapassar esse momento com mais segurança”, finaliza.