Corpo de Bombeiros completa 163 anos de existência

0
1123
O quartel de Macaé conta com um efetivo de 162 bombeiros militares, entre oficiais e praças

Aniversário da corporação foi celebrado nesta terça-feira (2), no Dia Nacional do Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro completou nesta terça-feira (02), 163 anos de existência. O aniversário da corporação, que coincide com o Dia Nacional do Bombeiro, foi celebrado no Quartel Central, no Centro do Rio de Janeiro. A cerimônia é tradicionalmente marcada pela entrega dos espadins aos novos cadetes da corporação. O comandante do 9º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM) de Macaé, tenente-coronel Luiz Fernando Shinkado, esteve presente na solenidade.

O quartel de Macaé, criado em 10 de outubro de 1976 como 9º SubGrupamento de Incêndio Independente, posteriormente recebeu a denominação de 9º Grupamento de Bombeiro Militar. Tem como área de atuação os municípios de Macaé, Casimiro de Abreu, Carapebus, Rio das Ostras, Quissamã e Conceição de Macabu.

Atualmente o 9º GBM conta com um efetivo de 162 bombeiros militares, entre oficiais e praças. Dentre as ferramentas de salvamento estão: três viaturas de água, dois jet ski, pickups utilizadas em fiscalizações, um quadriciclo, além de material de mergulho, abastecimento de cilindros, roupas anti-chamas, capacetes de proteção individual e materiais operacionais, como geradores, desencarceradores, mangueiras e esguichos. Tais instrumentos fazem com que o 9ª GBM seja considerado um dos mais bem preparados do interior do estado.