Presidente Jair Bolsonaro concedeu entrevista coletiva usando máscara nesta quarta-feira (18) - Foto Divulgação

O governo brasileiro determinou nesta quinta-feira (19/3) o fechamento de quase toda a fronteira terrestre do país, em mais uma medida para tentar conter a expansão do coronavírus no país. O trânsito por terra continua, por enquanto, liberado apenas com o Uruguai, país com o qual o Brasil ainda negocia os termos do fechamento.

A entrada de estrangeiros segue liberada também nos aeroportos por meio de voos internacionais. O Ministério da Justiça não deu ainda detalhes de por que o fechamento da fronteira terrestre não incluiu o Uruguai e a razão pela qual a entrada aérea segue liberada.

Mesmo sem o bloqueio, o número de voos internacionais com chegada e saída do Brasil já caiu drasticamente, refletindo a queda de demanda por brasileiros e a proibição de voos adotada por outros países. Segundo a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), suas associadas já registram, em média, redução de 85% dos voos internacionais ante o mesmo período do ano passado.

O governo de Jair Bolsonaro havia interditado nesta semana o fluxo de pessoas com a Venezuela. A nova portaria interrompeu também a entrada de estrangeiros vindos de Argentina, Paraguai, Bolívia, Peru, Colômbia, Guiana, Guiana Francesa e Suriname.

Foto: Agência Brasil