A medida, que será implementada somente em 2027, visa alinhar as práticas alimentares da Califórnia com padrões internacionais e é vista como um passo positivo em direção a uma maior segurança alimentar.
O governador da Califórnia, Gavin Newsom, ratificou no sábado (7) uma lei que estabelece a proibição do corante vermelho nº 3 e outros aditivos alimentares potencialmente prejudiciais em produtos destinados ao consumo humano. Conhecida como Lei de Segurança Alimentar da Califórnia ou Assembly Bill 418, essa legislação, apresentada em fevereiro por Jesse Gabriel e Buffy Wicks, membros da Assembleia, impacta a fabricação, venda e distribuição de alimentos na Califórnia que contenham o corante vermelho nº 3, bromato de potássio, óleo vegetal bromado ou propilparabeno. A medida, que será implementada somente em 2027, visa alinhar as práticas alimentares da Califórnia com padrões internacionais e é vista como um passo positivo em direção a uma maior segurança alimentar.
A Califórnia o primeiro estado dos Estados Unidos a proibir esses aditivos alimentares potencialmente nocivos. O corante vermelho nº 3 é um ingrediente presente em quase 3 mil produtos, incluindo doces populares como Skittles, Nerds e gomas Trolli, bem como em produtos como shakes de proteína, alimentos instantâneos de arroz e batata, e misturas para bolo embaladas. Além disso, o bromato de potássio, utilizado para fortalecer a massa de produtos assados, e o óleo vegetal bromado, empregado para evitar a separação em algumas bebidas, também foram banidos. Por fim, o propilparabeno, um conservante antimicrobiano, foi incluído na proibição, com o intuito de zelar pela saúde pública.
A implementação dessa medida, prevista para 2027, permitirá que as marcas reavaliem suas receitas e eliminem esses componentes nocivos de seus produtos, tornando-os mais seguros para o consumo.