Foto: Divulgação

Yinson, a 6ª maior do mundo em locação de plataformas, vai gerar cerca de 3.000 vagas de emprego com o mais novo contrato de 22 anos faturado da Petrobras

A semana inicia com uma excelente notícia para os profissionais da área de petróleo e gás! No último dia 9, nós do Click Petróleo e Gás, anunciamos que a petroleira Yinson Bergenia faturou contratos de 22 anos da Petrobras para serviços de afretamento do FPSO Maria Quitéria, na Bacia de Campos. Esses contratos prometem gerar 200 vagas diretas, e também 3.000 empregos devem ser criados na cadeia de abastecimento, de acordo com Vieira de Freitas, CEO da DVF Consultoria.

“A retirada do óleo vai acontecer no mar do Parque das Baleias, na Bacia de Campos, mas faz parte do território do Espírito Santo. Isso vai melhorar o caixa do Estado e dos municípios, além de contribuir com o PIB (Produto Interno Bruto)”, explicou Durval Vieira de Freitas, CEO da DVF Consultoria.

De acordo com Durval, a empresa deve contratar, de forma direta, cerca de 200 profissionais. Porém, outras 3.000 vagas de emprego devem ser criadas na cadeia de abastecimento, de acordo com Durval. 

As vagas de emprego serão para variados cargos, como geofísicos, operadores de máquina, mecânico em manutenção, engenheiros, médicos, cozinheiros, enfermeiros, e outros de diferentes níveis de escolaridade.

As contratações devem se iniciar no ano que vem, explicou Durval. Já os salários ofertados para as vagas de emprego podem variar de R$ 3 mil a R$ 30 mil, a depender do cargo. “Eles devem contratar alguns profissionais mais experientes e também alguns iniciantes”.

Yinson Bergenia é a 6ª maior do mundo em locação de plataformas

De acordo com a Yinson Bergenia, empresa que assinou os contratos semana passada com a gigante do petróleo brasileiro, a companhia é a sexta maior do mundo em locação de plataformas.

O projeto com o grupo Yinson Production PTE prevê interligação de 17 poços ao FPSO, sendo nove produtores de óleo e oito injetores de água. A unidade deve produzir 100 mil barris de óleo e 5 milhões de metros cúbicos de gás por dia.

A operação faz parte do Projeto Integrado Parque das Baleias, a ser instalado no Campo de Jubarte, localizado no Norte da Bacia de Campos. A área de Parque das Baleias é formada pelos campos de Jubarte, Baleia Anã, Cachalote, Caxaréu, Pirambú e Mangangá. 

O primeiro campo, de Jubarte, foi descoberto em 2001. Atualmente, estão em operação quatro plataformas: P-57, P-58, FPSO Cidade de Anchieta e FPSO Capixaba, sendo que este último operará apenas até 2022.


Por Flavia Marinho/ site Click Petróleo e Gás