Como parte dos eventos que marcam as comemorações dos 29 anos de Quissamã, foi entregue na última quinta-feira (8) as novas instalações do Conselho Tutelar. O prédio, situado na Estrada do Correio Imperial, 1.135 (próximo ao Fórum Comarca Carapebus/Quissamã), foi preparado para receber o serviço e conta com salas climatizadas, computadores, sala de reunião, recepção e mobiliários novos. Participaram do ato de entrega, além dos conselheiros tutelares, a prefeita Fátima Pacheco; a secretária de Assistência Social, Tânia Magalhães; a subsecretária Rosane Barros; o secretário de Educação, Róbisson Serra; o secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, José Borba; o vereador Cássio Reis; e o padre Marcus Vinícius Falcão.

Representando todos os profissionais da instituição, a conselheira tutelar Juliana dos Santos Silva de Araújo agradeceu pela conquista e ressaltou a importância de ter um espaço adequado para receber as famílias. “Quero agradecer a prefeita Fátima, a secretária Tânia e todos os envolvidos por esse avanço. O espaço ficou muito bom e é apropriado para o desenvolvimento dos trabalhos, além de estar preparado para receber as famílias de maneira confortável”, frisou.

A secretaria de Assistência Social, Tânia Magalhães, enfatizou a importância do trabalho em conjunto. “Assim que a prefeita Fátima assumiu o mandato, uma das prioridades era a melhoria nas instalações do Conselho. O antigo espaço, que foi inaugurado em 2002, foi concebido quando o município era muito menor. A cidade cresceu e era preciso dar mais visibilidade e mais segurança ao espaço e profissionais do Conselho Tutelar. Vamos continuar investindo e capacitando os conselheiros, porque é através de ações conjuntas que vamos levar às crianças e adolescentes uma maior qualidade no trabalho e proteção de seus direitos, ressaltou.

A prefeita Fátima Pacheco falou dos avanços garantidos. “Me sinto muito confortável aqui no conselho porque estou na minha área e trago para a administração a experiência de Assistente Social. Quando comecei a trabalhar em Quissamã, em 1991, não existia o Conselho Tutelar e era a Serviço Social que dava conta da demanda que, naquela época, era muito pequena. O espaço para o Conselho é um ganho. Antes funcionava num espaço muito menor, com salas que não ofereciam privacidade e, sabemos que, nesta área, o sigilo e proteção são de suma importância. Encontramos os profissionais com salários que eram abaixo do que deveriam ser, além da interrupção do fornecimento do ticket alimentação, sob a alegação, em outra gestão, que não podia ser concedido pelo fato dos conselheiros não serem concursados. Encaminhamos o projeto à Câmara Municipal e, com respaldo legal, os salários foram reajustados e os benefícios retomados. Outro ponto importante é que esse é o primeiro conselho eleito. Isso é um avanço significativo na rede de proteção aos direitos, além de muito mais democrático. Temos realizado inúmeros encontros nas escolas com as famílias, debatido vários temas, e tem sido extraordinária a participação. Aos conselheiros, podem continuar contando com o governo”, finalizou.

Ao término da cerimônia, o padre Marcus Vinícius Falcão abençoou todos os presentes e fez uma oração pedindo proteção aos profissionais, além de uma reflexão sobre o papel da família na criação dos filhos e filhas e a importância de zelar pela infância.