Maestro Húlio Rodrigues

A Sociedade Musical Nova Aurora comemora aniversário com concerto neste domingo (9)

Numa expressão de beleza, tradição e amor à música, a Sociedade Musical Nova Aurora chegou aos 146 anos de atividades, neste domingo, 9 de junho, compondo uma bela página da história de Macaé. A data será comemorada no domingo (9) com um concerto especial da Banda Sinfônica Nova Aurora, brindando os macaenses com expressivos momentos de arte e muita beleza. A apresentação acontecerá a partir das 17h30h, no pátio da Nova Aurora, com entrada franca.

O evento irá transcorrer em meio a um intercâmbio cultural e um concerto entre a Banda Sinfônica Nova Aurora e a Orquestra de Sopros Banda Filarmônica do Rio de Janeiro.
“A Nova Aurora receberá uma das melhores Orquestras de Sopros da América Latina para as comemorações dos 146 anos da Instituição, a Orquestra de Sopros Banda Filarmônica do Rio de Janeiro”, frisou o Maestro Helinho Rodrigues, Presidente da Sociedade Musical Nova Aurora e Diretor Artístico da Banda Sinfônica Nova Aurora.

Entusiamo dos maestros

“É com muita alegria que iremos receber a melhor Orquestra de Sopros da América Latina em Macaé para comemorarmos os 146 anos da Sociedade Musical Nova Aurora, uma grande oportunidade para troca de experiências entre os músicos que, com certeza, terão um grande crescimento cultural e artístico. O público presente será brindado com um alto nível de performance da música instrumental em nossa cidade”, declarou o Maestro Hélio Rodrigues.

Já o Maestro da Orquestra de Sopros Banda Filarmônica do Rio de Janeiro, Antônio Seixas, fala que sua expectativa é a melhor possível. “Será um dia de celebração pela passagem dos 146 anos da Sociedade Musical Nova Aurora, uma das bandas mais antigas do estado em atividade, e de muito boa música com as apresentações da aniversariante e da Banda Filarmônica do Rio de Janeiro, uma das bandas mais novas do estado que, no dia 03/05, completou nove anos de fundação”, disse o maestro acrescentando que o evento também é uma oportunidade para estreitar ainda mais os laços entre ambas as instituições, e com Macaé, uma cidade com tanta tradição musical, com duas bandas centenárias e que revelou músicos de projeção nacional como Benedicto Lacerda.

Programa de concerto:

Banda Sinfônica Nova Aurora
Regência: Hélio Rodrigues

*Joaquim Naegele
“Dobrado Dr. Carlos Gerk”

*Robert W. Smith
“Currents”

*Brian Tyler/Arr: Marcus Almeida
“Thor – The Dark World”

*Sivuca/Solista: Eduardo Bruno
Daniel Sodré
“Feira de Mangaio”

Orquestra de Sopros Banda Filarmônica do Rio de Janeiro
Regência: Maestro Antonio Seixas

*Pascual Marquina
“Cielo Andaluz”

*Samuel R. Hazo
“Ride”

*Franz Von Suppe
“Abertura Cavalaria Ligeira”

*Peter Tchaikovsky
“Abertura 1812”

*Arr: Naohiro Iwai
“American Graphity”

*Arr: Edson Rodrigues
“Coisas que o Lua Canta”

Sociedade Musical Nova Aurora

Nova Aurora Sede

Fundada em 08 de junho de 1873, é a banda de música mais antiga de Macaé. A sua importância sociocultural se revela desde então, atuando no espaço da cidade com fins de ensino prático de música, constituindo num dos maiores patrimônios culturais de Macaé. Desde a sua fundação esteve presente ativamente nos eventos sociais, culturais, religiosos, profanos e civis.

Seu primeiro presidente foi o Sr. Manoel Guedes Junior. Em dezembro de 1882, em decorrência de uma crise social, alguns dos diretores deixaram a Nova Aurora e partiram para fundar a Sociedade Musical Beneficente Lyra dos Conspiradores. Hoje, ambas trilham o mesmo caminho e vivem os mesmos sacrifícios em prol da sobrevivência das bandas de música de Macaé.

A Sociedade Musical Nova Aurora é uma escola que, através da música, vem contribuindo para a valorização da cultura local e nacional. Em suas dependências mantém e preserva acervos e documentos de sua história. A sua banda de música é uma corporação produtora e divulgadora de gêneros musicais diversos. Por sua história passaram músicos que propagaram o choro, um estilo musical pertencente a nossa tradição cultural e de fundamental importância para a música popular brasileira.

Sob a regência do maestro Benedito Passos (Maestro Tinho), a Nova Aurora foi a Bi-Campeã do nosso Estado, e, em nível Nacional, no programa apresentado para todo o país pela Rede Globo ela ultrapassou os limites de Macaé para se tornar a Banda de Música do Rio de Janeiro.