Stella Tó Freitas pontua os benefícios da Comunicação Assertiva durante o período de isolamento social
Com o objetivo de auxiliar empreendedores e empresários frente aos seus negócios diante da crise econômica acerca do COVID-19, Stella Tó Freitas, comunicóloga, explica a importância da Comunicação Assertiva neste momento e aborda os seus principais benefícios.
Entende-se por Comunicação Assertiva, a informação que consegue ser transmitida com facilidade, clareza e dinamismo, alcançando a meta desejada, sem gerar ruídos durante o processo comunicativo entre o emissor e o receptor.
Segundo Stella, é fundamental que os negócios estejam com presença online atualmente, já que a Comunicação Assertiva é a comunicação que conecta é que parte dessa nova era digital – 4.0 – que provavelmente terá um novo nome, em breve. É hora das pessoas estarem mais presentes através da internet – com criatividade – para manter os negócios ativos, por vídeos ou fotos, atualizando o público-alvo sobre as novidades em torno dos seus serviços ou produtos.
“O empreendedor ou empresário deve entender qual é a personalidade da sua marca e, desenvolver a partir disso, uma estratégia de comunicação para conectar o público-alvo e, com isso, conseguir vender o seu produto ou serviço. A importância da Comunicação Assertiva dependerá do nicho ou segmento do seu negócio e, a leitura dos arquétipos que envolve todo o contexto de personalidade, é crucial para descobrir a mesma”, ressalta.
De acordo com a comunicóloga, uma das dicas dessa comunicação é mostrar os seus produtos ou serviços por uma outra perspectiva, como no ramo alimentício, por exemplo, onde o faturamento pode estar em defasagem. Como o isolamento social faz com que as pessoas estejam em casa – o que é propício para se cozinhar com mais frequência – é bacana mostrar um pouco dos bastidores por meio das redes sociais.
“O ideal é humanizar um pouco esse processo. Mostrar os bastidores é algo que engaja e, as pessoas, se interessam por isso, pela receita passada por vídeos ou fotos, por exemplo. Utilize os recursos que a tecnologia vêm oferecendo e favorecendo para colocar o produto ou serviço de forma atrativa, de um jeito diferenciado”, pontua.
Para Stella, o interessante agora é os empreendedores e empresários deixarem claro para as pessoas que por trás daquele produto ou serviço, tem um funcionário pensante que dedica o seu amor e tempo em prol daquela comida gostosa e, a Comunicação Assertiva está inserida dentro dessa era digital, a 4.0, então o bacana é a humanização disso tudo, independente do seu segmento. Existem inúmeras formas criativas para conseguir driblar esse processo e ultrapassá-lo.
“Uma coisa super importante também é não forçar ou se forçar, se não estiver produtivo no dia. A gente têm vivido um momento de muita reflexão do processo interno. Então é hora do empreendedor olhar para os seus negócios e pensar sobre como oferecer os seus produtos de uma outra maneira para ajudar as pessoas, como muito ouvimos dizer no marketing digital. É preciso oferecer ao público o que ele esteja precisando hoje, como afeto, empatia, sentimento”, esclarece.
Nascida em Campos dos Goytacazes, Stella Tó Freitas é jornalista, empreendedora digital e desenvolvedora da Tecnologia Comunicação Assertiva. Para conhecer mais sobre o seu trabalho e esclarecer quaisquer dúvidas, basta entrar em contato através do telefone (22) 99911-0783 ou pelas suas redes sociais, Facebook https://www.facebook.com/stella.freitas.798 e Instagram https://instagram.com/stella__to?igs