Professor Titular em Ecologia da UFRJ e Vice-Diretor do NUPEM/UFRJ, Francisco Esteves - Wanderley Gil

Representantes dos mais diversos segmentos da sociedade macaense parabenizam o jornal O DEBATE registrando suas manifestações de carinho pelos 44 anos de circulação

Neste momento em que o jornal O DEBATE completa mais uma ano de atividades, representantes de diversos segmentos da sociedade macaense manifestam efusivos parabéns e aplausos pela passagem dos 44 anos de circulação. Assim, neste 1º de maio, Dia do Trabalho, este Diário de Macaé vem recebendo as mais diversas mensagens de carinho, pela sua brilhante trajetória e pela sua garra de continuar firme superando todos os obstáculos para manter a sua proposta de registrar a história de Macaé, se colocando na responsabilidade de manter viva a memória das futuras gerações de macaenses.
O ex-Prefeito Sylvio Lopes ressalta o desempenho do jornal por estar atravessando décadas levando a boa notícia ao leitor.

“Quero parabenizar O DEBATE pelos 44 anos de relevantes serviços prestados a Macaé e região. Parabéns Oscar Pires, Zilma e toda sua equipe de profissionais. Todo agradecimento será pouco por tanto serviço prestado pelos anos de informação, e jornalismo à nossa sociedade. Forte abraço”, disse Sylvio Lopes.

Também o Gerente Geral da Brasil Offshore, Daniel Pereira, parabenizou o Jornal O DEBATE pelos 44 anos de atividades e disse que é um prazer fazer parte dessa história, através da Brasil Offshore ao longo desses anos. “Sabemos a importância do jornal como meio de comunicação para toda região, trazendo notícias, novidades, entretenimento e oportunidades de forma séria, eficaz e duradoura. Um grande abraço à equipe e que venham mais 44 anos desse importante veículo de comunicação”, frisou Daniel Pereira.

Já os parabéns do médico Marcos Darlan Cure foram dirigidos diretamente aos diretores. “Oscar e Zilma Pires souberam, durante todo esse tempo de 44 anos de atividades, manter a essência deste jornal diário, apesar dos escolhos e turbilhões que surgiam quase que continuamente. O DEBATE é um jornal que escreve a sua história, e como nenhum outro escreve a história da nossa cidade Macaé, pontificando com didática e destreza, Os acontecimentos do dia a dia sempre colaborando, no que for preciso, com a nossa sociedade e adjacentes. Quero parabenizar também, os redatores, os colunistas e os repórteres fotográficos, que contribuem sobremaneira, para o sucesso desse respeitoso jornal”, afirmou o médico.

Para o professor, teatrólogo e ex Vice-Prefeito, Ricardo Meirelles, o jornal O DEBATE há 44 anos presta serviço à cidade de Macaé. “O DEBATE vem testemunhando e relatando o nosso progresso social, político, econômico e cultural. Não é por acaso que a data do seu aniversário seja Primeiro de Maio, Dia do Trabalhador. Parabéns ao DEBATE, à sua equipe de jornalistas, funcionários e sua Direção. Continuem atuantes, modernos e progressistas”, concluiu.

O Engenheiro Sylvinho Lopes, que é pré-candidato a Prefeito de Macaé, destaca que O DEBATE faz parte da história contemporânea de Macaé. “Nasceu há 44 anos, junto com a Bacia de Campos e o primeiro grande boom de desenvolvimento econômico. De lá para cá, conduzido com competência pelo jornalista Oscar Pires e sua excelente equipe, O DEBATE virou sinônimo de informação confiável e séria. Hoje, na era das fake News e dos jornais parciais e descartáveis, O DEBATE credibiliza a imprensa macaense! Parabéns, O DEBATE, pelos 44 anos de luta pelos interesses de Macaé e região e que possamos contar com sua força por muitos anos para enfrentarmos as importantes batalhas que teremos pela frente”, declarou Sylvinho Lopes.

A ex-Vice-Prefeita, professora Marilena Garcia destacou que o jornal O DEBATE vem registrando desde a década de 70 todas as transformações de Macaé.

“E foram inúmeras as transformações: chegada da Petrobras, conquista dos royalties, a total transformação do perfil social, econômico e político de nossa cidade. Macaé se eleva a Capital Nacional do Petróleo com todas as suas implicações. Nas coisas boas e coisas ruins, e aí sempre esteve o jornal O DEBATE noticiando. Inicialmente era um jornal semanal, depois passou a ser diário. E foi o jornal O DEBATE noticiando também a descoberta do petróleo em águas profundas, Bacia Petrolífera de Campos, exportando tecnologia, e O DEBATE informava a Macaé e também àquela região poderosa que se formou aqui. E O DEBATE segue em frente e por imposição da modernidade se transforma também em jornal online, e lá fomos nós, acompanhando aquele órgão de imprensa fornecendo informações do nosso cotidiano a Macaé e a qualquer parte do mundo. O jornal O DEBATE tem uma história tão significativa, porque talvez seja ele o único registro das últimas décadas de Macaé”, declarou Marilena, acrescentando suas homenagens ao diretor Oscar Pires e sua esposa Zilma, estendendo essas homenagens a toda a equipe de O DEBATE, em especial ao fotógrafo Wanderley Gil.

O empresário Cliton da Silva Santos enalteceu o trabalho travado pelo O DEBATE, frisando que o jornal vem fortalecendo o desenvolvimento de nossa Macaé e região, através de informações que elevaram a cidade em cultura, esporte, educação, desenvolvimento social, etc.

“44 anos de fundação! Parabéns ao jornal O DEBATE, uma história tão bonita. Graças a dedicação, o esforço e o amor pelo jornalismo do seu diretor Oscar Pires, que durante esse anos não mediu esforços para que transformasse essa marca O DEBATE numa instituição macaense. E hoje em que vivemos um novo momento, com a edição digital possibilita uma expressiva evolução atingindo um número muito maior de leitores. Vocês têm a mesma força, a mesma dedicação, a mesma garra para atingir essa história tão gloriosa dos 44 anos. Parabéns, Oscar Pires! Parabéns a sua equipe! Que vocês continuem lutando e cada vez mais levando informação e conhecimento à nossa região”, frisou Cliton.

O Presidente do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Aldo Mussi lembra a história do jornal.

“Desde a minha infância, o jornal O DEBATE conta o dia a dia da Macaé onde nasci. Economia, negócios, política, Educação, cultura e tudo mais foi brilhantemente registrado e gravado para a posteridade. O DEBATE consagrou o jornalismo de Macaé, igualando-o ao dos grandes centros, além de dar oportunidade de trabalho a tantos que lá passaram. Parabéns a todos que construíram essa trajetória! Estamos orgulhosos de vocês!”, frisou Aldo.

Já para o Presidente do Macaé Convention & Visitors Bureau, empresário Guilherme Abreu, a sociedade macaense tem muito a comemorar neste 1º de maio.

“Ao longo de 44 anos, o jornal O DEBATE conquistou um veículo de mídia impressa e digital de alta qualidade de informação e independência de opinião. Hoje, um empreendimento plenamente consolidado, administrado profissionalmente e preparado para crescer graças não só aos investimentos financeiros, mas sobretudo intelectuais, estampando uma grande marca jornalística e mantendo sua proposta: de registrar a história de Macaé e se colocando na responsabilidade de manter viva a memória das futuras gerações macaenses. Mesmo em tempos difíceis como esta pandemia, não deixam de estar evidentes as propostas e a mesma garra e coragem de sempre de Oscar Pires – Diretor-Presidente e Jornalista para manter o jornal fiel aos seus objetivos de seguir na luta pela liberdade de imprensa, de um trabalho sério e de respeito às instituições, aos leitores, comunidade em geral e se colocando sempre em posição de defesa dos interesses de Macaé e dos municípios da região. Desde o início, o “jornalismo de qualidade” praticado pela equipe do jornal O DEBATE sempre esteve comprometida com o leitor. Nós do Macaé Convention, saudamos a toda equipe do O DEBATE, pois admiramos o empenho na garantia da melhor edição para os leitores deste jornal”, declarou Guilherme.

No mesmo clima de carinho e elogios, o Diretor da Rádio 95 FM, Glauco Mussi, parabenizou o jornal.

“Parabenizo o jornal O DEBATE pelo seu aniversário de 44 anos de serviços prestados não só a Macaé e região, como também ao Brasil e ao mundo em todos esses anos. No período em que ocupei a pasta de turismo da prefeitura de Macaé e nas minhas duas legislaturas como deputado estadual, tive total cobertura das minhas ações em prol da sociedade de Macaé e do nosso Estado do Rio. Obrigado ao Oscar Pires e sua equipe! Feliz aniversário! Grande abraço!”, pontuou.

O Presidente da Associação Comercial e Industrial de Macaé (Acim), Empresário Francisco Navega, ressalta que O DEBATE conta a história de Macaé há mais de quatro décadas. “A história de Macaé é retratada em suas páginas nesses 44 anos, apresentando toda nossa cultura, nossa diversidade e nossa gente. Jornalismo atuante, o jornal é fonte de inspiração para todos nós. Se fosse resumir em uma palavra, eu diria ‘valentia’ do seu Diretor Oscar Pires, que é incansável em divulgar essa cidade para o Brasil e para o mundo”, disse.

Professor Francisco Esteves parabeniza o jornal

Em nome dos professores, alunos e técnicos administrativos do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade NUPEM/UFRJ, o Professor Titular em Ecologia da UFRJ e Vice-Diretor do NUPEM/UFRJ, Francisco Esteves, parabeniza toda a magnífica equipe do Jornal O DEBATE pelo seu 44º aniversário. O mestre ressalta que o jornal O DEBATE já faz parte do “DNA” de Macaé.

“Esta condição privilegiada foi conquistada, ao longo de décadas, de um trabalho sério, feito com muito esmero e com elevado grau de profissionalismo. O Jornal O DEBATE atualmente é uma importante tecnologia não só em Macaé, mas para muito além de suas fronteiras. O NUPEM, assim como toda a UFRJ, tem enorme orgulha de ter O DEBATE como parceiro de primeira ordem na luta para construir, em Macaé e Região, uma sociedade com mais equidade social econômica e com mais perversão ambiental. Mais uma vez parabéns ao Sr. Oscar Pires e toda a brilhante equipe do Jornal O Debate”, frisou o Professor.

1 COMENTÁRIO

  1. PARABÉNS AO NOSSO CONGÊNERE, O DEBATE, PELAS DUAS DÉCADAS E “MEIA” DE CIRCULAÇÃO EM MACAÉ, CIDADE QUE O PERIÓDICO NOTICIOU E COLABOROU COM O SEU CRESCIMENTO…. PARABÉNS AO SEU FUNDADOR OSCAR PIRES E A TODA FAMÍLIA “DEBATENSE”… ESTAMOS AQUI, EM ITAOCARA E REGIÃO, ÁREA BEM MAIS POBRE, MAS COM A MESMA GARRA HÁ 40 ANOS CIRCULANDO…
    JORNALISTA GERALDO CARDOSO, EDITOR DO JORNAL “O CENTRO NORTE”.