“Estamos buscando informações para evitar que aconteça em Macapá o que aconteceu em várias cidades quando a Petrobras chega para explorar petróleo e não encontra infraestrutura para suportar o desenvolvimento. Essa troca de experiências com a Associação Comercial de Macaé, vai nos permitir planejar ações que futuramente serão a base das iniciativas para evitar transtornos em toda a cadeia de diferentes segmentos empresariais que vão precisar de apoio para se estabelecer na cidade e no estado”, disse Miguel Ângelo, vice-presidente do Fecomercio, que estava acompanhado de Adelaide Feitosa Presidente da Associação Comercial de Macapá, Rubiane Pereira – Presidente do CDL de Macapa, e Marcela
Marcela – OACB da Cooperativa.

A comitiva de Macapá que participa do evento Macaé Energy, foi recebida na sede da Associação Comercial de Macaé, na tarde de quarta-feira, pelos membros da diretoria, com quem compartilharam ideias sobre a experiência vivida por Macaé desde a década de 70 quando a Petrobras escolheu este município para sediar suas bases para a exploração de petróleo na Bacia de Campos.
Maurício Cabral, presidente da Associação Comercial e Industrial de Campos, sugeriu algumas iniciativas dentre as quais a implantação do Selo de Certificação para que as empresas se adequem as novas normas e estejam preparadas para atender não só a Petrobras, como as empresas de apoio e a população de maneira geral.

Também o município criar uma tabela de um a cinco por cento de ISS para que os segmentos menores paguem menos do que a alíquota cheia e maior, como acontece em muitos lugares. A ideia para criar o Convention & Bureau e ampliar a rede de atendimento a todos os segmentos turísticos, de bares, restaurantes e de hotelaria, foi sugerida por Léo Gazire. Ele ressaltou que a formação de mão de obra qualificada e fundamental para o atendimento das pessoas que estarão se deslocando para Macapá e a região.

Depois de mais de duas horas reunidos trocando informações e sugestões, coube a Olavo Pinheiro Júnior entregar a comitiva o livro histórico dos 100 anos da Associação Comercial de Macaé. Participaram também os diretores Fábio e Duarte, assessorados por Sônia, executiva da ACIM.