Comissão discute condicionantes para instalação de nova termelétrica

392
Vereador Maxwell Vaz, Relator da Comissão de Meio Ambiente, participou de audiência pública

Projeto começa a ser debatido em audiência pública

O processo de licenciamento ambiental de uma nova termelétrica a ser instalada em Macaé está sendo acompanhado pela Comissão Permanente de Meio Ambiente da Câmara de Vereadores.

Na sessão ordinária desta terça-feira (12), Maxwell Vaz (SD), que é relator da Comissão, apresentou dados sobre a sua participação na audiência pública presidida pelo Ibama, na segunda-feira (11), em Macaé, sobre o novo empreendimento.

Na ocasião, Maxwell afirmou que condicionantes para a instalação da termelétrica foram apontadas, com objetivo de garantir a preservação das águas da bacia hidrográfica do Rio Macaé, assim como de proteção à fauna.

“O empreendimento está sendo licenciado para concorrer a leilões programados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A proposta é que a termelétrica seja instalada entre a unidade já em operação na BR 101. E a nossa preocupação, apresentada na audiência, é com a captação da água e a proteção da fauna”, apontou.

Maxwell afirmou que o empreendimento consumirá 300 litros de água por segundo, devolvendo ao ecossistema 100 litros por segundo em formato de vapor. “Em contrapartida a esse consumo, indicamos que o empreendedor assuma o compromisso de recuperar as nascentes dos Rio Macaé e São Pedro”, apontou.

O vereador também apresentou ao Ibama e à empresa empreendedora a proposta de instalação de passagem de falta, para garantir proteção a animais da fauna local, como a onça parda e o macaco bugio. “Essa proposta também foi bem aceita na audiência”, disse Maxwell.