Embarque e desembarque de passageiros serão feitos em local coberto
A montagem da cobertura do Terminal Central foi iniciada e será concluída no final do mês. Após a instalação, a Secretaria de Infraestrutura irá executar serviços de elétrica e acabamento de construção civil, em janeiro e, no final de março a estrutura estará pronta com todos os equipamentos novos: iluminação, sonorização, elétrica, hidráulica.
De acordo com o Secretário de Infraestrutura, Célio Chapeta, o novo Terminal Central garantirá que o embarque e o desembarque de passageiros sejam feitos em área coberta. “Com isso, o passageiro estará totalmente protegido”, destacou Chapeta.
O secretário informou que será invertida a entrada do Terminal para o aumento no número de baias: serão novas quatro baias, o que vai garantir um incremento de 25% na rotatividade, que hoje é de 134 veículos por hora. Antes eram 14 baias, com o novo projeto, o total será de 18 e mais uma de apoio de emergência.
O secretário Adjunto de Obras, Marcelo Mussi, pontuou que as calhas que ficavam localizadas no meio do Terminal Central foram deslocadas para as extremidades. “Com isso não haverá intercorrência de vazamento no meio do terminal”, ressaltou, afirmando que a qualidade da obra foi ampliada junto com estudo feito pela Mobilidade Urbana.
A Secretaria de Infraestrutura está em discussão também com a Coordenadoria de Posturas para desenvolver projeto para que o ordenamento dos ambulantes esteja mais padronizado. “Nosso foco é promover maior conforto para a população em um projeto que facilita a manutenção do local”, assinalou o secretário Célio Chapeta.
Hoje, cerca de 60 mil pessoas – com pico de 70 mil – frequentam os terminais provisórios que substituem o Terminal Central. Segundo o projeto do terminal, um dos benefícios será a melhoria na iluminação natural durante o período diurno, com mais eficiência energética e redução do consumo, além do aperfeiçoamento da ventilação para os usuários. A iluminação em led garante menor impacto ambiental, uma estrutura 95% reciclável e de menor consumo energético.