Com recorde de votos na história da Câmara dos Deputados — 464 obtidos dos 509 deputados federais presentes nesta quarta-feira (1º) — Arthur Lira (…
Com recorde de votos na história da Câmara dos Deputados — 464 obtidos dos 509 deputados federais presentes nesta quarta-feira (1º) — Arthur Lira (PP-AL) foi reconduzido ao cargo de presidente da Casa para mais um mandato, referente ao biênio 2023-2024.
Lira, que disputou a reeleição com os deputados Chico Alencar (Psol-RJ), que obteve 21 votos, e Marcel Van Hattem (Novo-RS), com 19 votos, foi apoiado por um único bloco parlamentar reunindo 20 partidos, incluindo duas federações. Houve 5 abstenções.
Participaram do bloco a Federação Brasil da Esperança, formada pelo PT, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, PCdoB e PV e a Federação PSDB-Cidadania. Também integram esse grande grupo o PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro, União Brasil, PP, MDB, PSD, Republicanos, Podemos, PSC, PDT, PSB, Avante, Solidariedade, Pros, Patriota e PTB.
Após assumir o novo mandato, Lira anunciou os eleitos para os demais cargos da Mesa Diretora. Os cargos foram distribuídos conforme acordo entre os partidos e federações que apoiaram o presidente da Casa.
Confira a composição da Mesa na Câmara dos Deputados:
- 1ª Vice-Presidência: Marcos Pereira (Republicanos-SP);
- 2ª Vice-Presidência: Sóstenes Cavalcante (PL-RJ);
- 1ª Secretaria: Luciano Bivar (União-PE);
- 2ª Secretaria: Maria do Rosário (PT-RS);
- 3ª Secretaria: Júlio Cesar (PSD-PI);
- 4ª Secretaria: Lucio Mosquini (MDB-RO).Continua depois da publicidade
Na suplência ficaram os deputados Gilberto Nascimento (PSC-SP), Pompeo de Mattos (PDT-RS), Beto Pereira (PSDB-MS) e André Ferreira (PL-PE).
Com informações da Agência Câmara
Por Portal Novo Norte