Foram quase dois meses de campanha para encontrar possível doação compatível
É preciso ter fé, força e sempre acreditar que dias melhores virão. Após quase dois meses de campanha pelas redes sociais em prol da batalha do Lucas Naves para encontrar possível doação de medula óssea compatível, logo após o diagnóstico de Leucemia Mielomonocítica Juvenil (LMMJ), um tipo raro de câncer infantil, o menino macaense, de apenas seis anos de idade, está pronto para receber nova medula óssea.
Segundo Luiz Felipe Faria, amigo da família, o quadro do estado de saúde do Lucas hoje é estável e ele segue recebendo plaquetas diariamente. E sobre a doação: “Soubemos do doador essa semana, mas o REDOME não divulga as informações do doador e só daqui a dois anos essa informação será compartilhada com a família. Daqui a algum tempo o REDOME permite ainda que seja enviada uma mensagem de agradecimento pela própria instituição”, ressalta.
A expectativa dos pais do Lucas, Vanessa e Davidson Naves, é que tudo corra bem no transplante de medula óssea, que o Lucas seja curado e, que possamos, em breve, estar de volta em casa seguindo a vida normalmente. “A partir da confirmação do doador, o Lucas começou um processo preparatório para receber a nova medula. Acreditamos que o Lucas receberá a nova medula por volta do dia 24. De 15 a 20 dias depois deverá ter alta. A partir daí, o Lucas ficará em São Paulo com acompanhamento médico diário rotineiro”, pontuam.
A notícia, dada pela família do Lucas na última quarta-feira (12), foi o assunto da vez pela sociedade civil e por todos que, ao longo dos dias, torceram pela sua recuperação, seja se cadastrando no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME) e bancos de sangue para doações, seja compartilhando, comentando e divulgando a campanha ‘Lucas contra leucemia’ pela internet.
Através das redes sociais os pais tecem agradecimentos a todos que participaram da campanha. “A todos vocês que participaram e estão participando, de alguma forma, dessa corrente de amor e de solidariedade que se formou por causa da doença do Lucas, o nosso muitíssimo obrigado. Obrigado pelas palavras de força, de amor e de fé. Obrigado pelo carinho. Obrigado pelas preces, orações e pensamentos positivos para a cura do nosso filho. Obrigado pelos compartilhamentos de mensagens. Obrigado pelas doações de sangue e de plaquetas. Obrigado pelos inúmeros voluntários que cadastraram como doadores de medula no Brasil e em outros países. Vocês doaram esperança para o nosso Lucas e para muitos outros que precisam de transplante de medula. Vocês são iluminados por um ato tão nobre que tem o poder de salvar vidas. Que essa corrente do bem e essa campanha para doação de medula continue com tudo. Nós estamos vivendo a importância que doar medula significa na vida de uma família. A luta continua, queridos. E sabemos que não vai ser fácil. Começamos os preparativos para o transplante do nosso pequeno e uma mistura de sentimentos vem à tona com tudo: felicidade, gratidão, medo, esperança, ansiedade. Um turbilhão de sentimentos e emoções. Ainda teremos muitos desafios e dificuldades pela frente, mas temos fé que o nosso pequeno grande guerreirinho vai vencer. Com amor, Vanessa e Davidson”.