Personal trainer dá dicas valiosas para quem quer queimar gordura sem precisar ir à academia.

Quem precisa perder peso já sabe que sem a prática de atividades físicas essa missão se torna ainda mais difícil, isso se não for impossível.

Afinal, movimentar o corpo de alguma forma promove uma aceleração do metabolismo, algo imprescindível para o processo de queima de gordura.

Contudo, nem todo mundo tem tempo para ir à academia ou mesmo praticar exercícios na rua. Na verdade, com o corre-corre comum ao nosso tempo, praticamente ninguém dispõe de horários livres.

Pensando nisso, o personal trainer Augusto César, que presta serviços à respeitada Academia Competition, decidiu, em entrevista ao portal Sport Life, do grupo Terra, dar algumas dicas de exercícios que podem ser praticados em casa com o investimento de apenas 10 minutos diários, em média.

De acordo com ele, esses exercícios são ideais para a queima de gordura, mas devem ser aliados a um déficit calórico, bem como a uma prática intensiva dos exercícios propostos.

“É importante lembrar que para perder gordura corporal é necessário manter um déficit calórico, ou seja, consumir menos energia do que se gasta. Mas, para isso, duas estratégias são fundamentais: consumir alimentos com baixo teor calórico e realizar exercícios regularmente para aumentar o gasto de energia. A quantidade de calorias queimadas após o treino concluído depende da intensidade, condicionamento físico, idade e outros fatores”, destaca.

Continue lendo para descobrir os exercícios caseiros recomendados por Augusto!

Abdominal

(Imagem: Freepik/reprodução)

Os exercícios abdominais, em suas mais diversas variações, são fundamentais para a queima de gordura na região do abdômen e do peitoral.

De acordo com o personal Augusto César, esses exercícios também impactam na resistência, tonificam os músculos das costas e melhoram a flexibilidade.

“Além disso, melhora a postura, alivia possíveis dores nas costas e aumenta a estabilidade e flexibilidade corporal. Duas séries de 20 segundos de repetição com descanso de 30 segundos”, diz ele.

Agachamento livre

(Imagem: Freepik/reprodução)

O profissional também recomenda o agachamento livre, um exercício que pode ser feito em casa e tem potencial para gerar hipertrofia (crescimento dos músculos) ao passo que gera a perda calórica.

“É um dos exercícios mais completos, ativa diversos músculos, promove hipertrofia e emagrecimento simultaneamente. Além disso, o movimento simula o ato de sentar, com recomendação de manter os joelhos ligeiramente afastados e alinhados. Flexione o quadril para trás e desça, evitando que os joelhos ultrapassem a linha dos pés. Três séries de 15 a 20 repetições com descanso de 30 segundos”, destaca.

Flexão de braços no solo

(Imagem: divulgação)

Assim como o agachamento e os abdominais, a flexão de braços é um exercício clássico que muitas pessoas fazem em casa. Mais do que isso, ele é extremamente eficaz para perda de peso e tonificação muscular.

“Exercício comum e eficaz para fortalecer os músculos do tronco, braços e região abdominal. Se você não conseguir fazê-lo na posição tradicional com as pernas esticadas, pode apoiar os joelhos no chão e inclinar o corpo a 45 graus para tornar o movimento mais acessível e igualmente eficaz. Três séries de 15 a 20 repetições com descanso de 30 segundos”, recomenda o personal Augusto César.

Polichinelo

(Imagem: bublikhaus/Freepik/reprodução)

Por fim, destacamos um exercício trazido pelo personal trainer como forma de aquecimento para o treino: o polichinelo. Mas claro, essa atividade também ajuda na queima de calorias.

“Esse movimento envolve membros superiores e inferiores, ajudando na queima de calorias, além de beneficiar a saúde, pois melhora a resistência muscular e cardiovascular. Duas séries de 20 segundos de repetição com descanso de 30 segundos”, recomenda ele.

* Com informações do portal Terra via Sport Life

Por Escola Educação