Segundo autores do estudo, este pode ser um sinal precoce da doença
A dificuldade de virar-se ao caminhar pode ser um sinal precoce da doença de Alzheimer, alertou uma equipe de pesquisa da University College London.
Os especialistas usaram a realidade virtual para ajudar a examinar erros de navegação entre pessoas com os primeiros sinais da doença, na esperança de desenvolver testes simples para a doença.
O estudo comparou 31 jovens saudáveis com 36 idosos saudáveis e 43 pacientes com comprometimento cognitivo leve.
O comprometimento cognitivo leve refere-se ao estágio entre o declínio esperado da memória e do pensamento que ocorre com a idade e o declínio mais grave da demência.
Detalhes do estudo
Todos os três grupos de voluntários foram convidados a completar uma tarefa usando óculos de realidade virtual.
Eles percorreram um percurso guiado por cones numerados, composto por dois caminhos retos conectados por uma curva.
Eles então tiveram que retornar à posição inicial guiados apenas pela memória, e a tarefa foi executada repetidamente sob três condições diferentes.
A análise revelou que as pessoas com comprometimento cognitivo leve superestimavam consistentemente as curvas na rota e apresentavam maior variabilidade no senso de direção.
Segundo uma das autoras do estudo, há evidências de que problemas com a navegação são um importante sinal precoce da doença de Alzheimer.
Doença de Alzheimer
A doença de Alzheimer é uma condição neurodegenerativa progressiva que afeta o cérebro, levando a uma deterioração gradual da função cognitiva, da memória e do comportamento.
É a forma mais comum de demência, caracterizada por mudanças no cérebro que resultam na morte de células nervosas e na redução de substâncias químicas cerebrais essenciais para a transmissão de sinais entre as células nervosas.
Quais os sintomas de Alzheimer?
Os sintomas iniciais da doença de Alzheimer podem incluir o seguinte:
- perda de memória
- dificuldade de concentração
- desorientação
- alterações de humor
- dificuldade em realizar tarefas cotidianas
Conforme a doença progride, os pacientes podem desenvolver dificuldade em falar, engolir e andar.
Por Catraca Livre