Proibição vale para estabelecimentos públicos e privados integrantes do Sistema Único de Saúde
A cidade do Rio de Janeiro vai proibir que pessoas não vacinadas contra a covid19 tenham acesso a cirurgias eletivas a partir de 1º de setembro de 2021. O Decreto 49334/21, assinado pelo prefeito Eduardo Paes, foi publicado na edição desta sexta-feira do Diário Oficial do Município.
De acordo com o decreto, “fica condicionada a partir de 1º de setembro de 2021, à prévia comprovação, pelos pacientes, de vacinação contra a COVID-19, como medida de interesse sanitário de caráter excepcional, a realização de cirurgias eletivas nos serviços públicos e privados de saúde e nas unidades assistenciais integrantes do Sistema Único de Saúde no Município do Rio de Janeiro”.
Para a realização de cirurgias, os pacientes deverão comprovar a vacinação com a 1ª dose, a 2ª dose ou a dose única, conforme cronograma instituído pela Secretaria Municipal de Saúde.
Poderão ser utilizados como comprovates de vacinação o certificado de vacinas digital, disponível na plataforma do Sistema Único de Saúde – Conecte SUS ou o comprovante/caderneta/cartão de vacinação impresso em papel timbrado, emitido no momento da vacinação pela Secretária Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Institutos de pesquisa clinica, ou outras instituições governamentais nacionais ou estrangeiras.
Por: Pablo Fernando de Carvalho / Portal Novo Norte