Brasilia: O embaixador da China, Yang Wanming, durante o Forum de Think Tanks China-Brasil. (Foto: Marcelo Camargo/Agencia Brasil) (Brasilia: O embaixador da China, Yang Wanming, durante o Forum de Think Tanks China-Brasil. (Foto: Marcelo Camargo

Yang Wanming deixa o cargo em março

A China deve substituir seu embaixador no Brasil nas próximas semanas. Yang Wanming ocupa o cargo desde o final de 2018 e deixará a função em março. A informação é do colunista Igor Gadelha, do site Metrópoles.

A troca de diplomata era um desejo antigo do presidente Jair Bolsonaro. O chefe do Planalto já havia pedido a mudança pelo menos duas vezes em 2020, após Wanming protagonizar atritos publicamente com o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) nas redes sociais.

De acordo com a coluna, o diplomata chinês já está se despedindo de autoridades brasileiras. Entre elas está o vice-presidente Hamilton Mourão, com quem Wanming se reuniu na manhã desta sexta-feira (25). O embaixador também fez uma última visita ao Palácio do Itamaraty, onde se encontrou com o chanceler brasileiro Carlos França.

A China ainda não anunciou o nome do substituto.

Por Portal Novo Norte