Com uma proposta saborosa e acessível, o chef Hugo Dias será o responsável por abrir a programação do festival “Sardinha, Samba & Choro” com uma aula-show gratuita e aberta ao público. O encontro acontece na sexta-feira (4), às 19h, na orla da Praia dos Cavaleiros.

O prato apresentado será a Casquinha de Sardinha, uma releitura de um clássico normalmente feito com siri, mas que ganha nova vida com o peixinho que dá nome ao evento. “Ele é bem mais acessível que a proteína clássica do prato. Desta forma, apresento mais uma versão deste peixe tão querido e rico”, conta Hugo, demonstrando que dá, sim, pra criar algo especial com um ingrediente simples.

Conhecido por seu estilo direto e saboroso, Hugo define sua trajetória na gastronomia como um caminho que começou despretensiosamente, cozinhando para os amigos na adolescência. Hoje, encara a profissão com seriedade, mas sem perder a essência: “É nessa intenção de alimentar a barriga e a alma que a gente segue, sem muita firula, interessado no sabor”, resume.

Animado com a movimentação cultural e gastronômica da cidade, Hugo acredita que eventos como o “Sardinha, Samba & Choro” são importantes para valorizar a gastronomia local e torná-la mais acessível. “Gastronomia também é cultura. Eu espero que a cidade se coloque cada vez mais como uma das protagonistas no segmento e consiga mostrar todas as vertentes da gastronomia macaense, que é tão diversa. E principalmente que esse movimento seja acessível a toda cidade.”

Realizado pelo Polo Gastronômico de Macaé com apoio da Prefeitura, o festival acontece de sexta (4) a domingo (6), com pratos à base de sardinha a partir de R$ 25, estandes de sobremesas, bar de drinks, vinhos, cervejas artesanais e muito samba e choro na programação musical.