Os dados serão divulgados apenas após o término da investigação
O Ministério da Saúde poderá divulgar, através da Lei de Acesso à Informação, os dados do cartão de vacinação do ex-presidente Jair Bolsonaro. A autorização partiu da Controladoria-Geral da União (CGU) que derrubou o sigilo imposto pela gestão anterior.
Mas antes de divulgar as vacinas que o político já recebeu, a CGU pede para que a Pasta aguarde a conclusão da investigação sobre a inserção de dados falsos no sistema DataSUS.
– A Controladoria determina, entretanto, que as informações que formam o objeto do recurso somente sejam encaminhadas ao recorrente após o encerramento da Investigação Preliminar Sumária (IPS), em curso na CGU, para apurar suposta inserção de dados falsos em sistemas do Ministério da Saúde, de maneira que se possa observar a autenticidade e a integridade das informações – diz o órgão.
Em fevereiro foi verificado que consta no sistema do Ministério da Saúde que Bolsonaro se vacinou em 19 de julho de 2021 na periferia de São Paulo. O então presidente não estava na capital paulista naquela data.
Recentemente, Jair Bolsonaro falou sobre o assunto e deixou claro que ele não se vacinou. Ele ainda pontuou que se estivesse passado pelo bairro de Perus, na Zona Noroeste da capital paulista, uma grande multidão o teria acompanhado e haveria registros do dia nas redes sociais.
Por Portal Novo Norte