A equipe do CRIM é composta por docentes e discentes da UFRJ Campus Macaé. Divulgação

O Centro Regional de Informações sobre Medicamentos (CRIM) é um canal composto por professoras e farmacêuticas da UFRJ Macaé visando informar a população acerca do uso apropriado de medicamentos

 

Situado no Centro de Estudos do Hospital Público Municipal de Macaé (HPM), o Centro Regional de Informações sobre Medicamentos (CRIM) vem ganhando evidência na cidade, sendo um canal de informações acerca de medicamentos idealizado por servidoras do curso de farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Campus Macaé.

Segundo Samantha Martins, professora, farmacêutica, Mestre em Ciências Biológicas (Química Biológica) e Doutora em Ciências (Química Biológica), o CRIM visa atender a população, os estudantes e profissionais de saúde no fornecimento de informações independentes, criticamente avaliadas, referenciadas e fundamentadas nos princípios da saúde baseada em evidências.

“Nossa meta é estabelecer um canal entre a universidade, sociedade e profissionais de saúde, com o objetivo de difundir informações sobre medicamentos que promovam os usos racional e seguro destas tecnologias. Para tal, buscamos, avaliamos, organizamos e divulgamos informações sobre medicamentos e temas relacionados, que são disponibilizados através de informativos, esclarecimentos de dúvidas, realização de cursos, palestras e outras ações”, pontua.

Além de ser um projeto de extensão da UFRJ Macaé, o CRIM faz parte da Rede Brasileira de Centros e Serviços de Informação sobre Medicamentos (REBRACIM), que integra centros de informação de todo o país visando coordenar e executar serviços e atividades voltados à produção e difusão de informações sobre medicamentos.

O CRIM conta, além da Samantha, com as docentes, Danielle Maria dos Santos, Denise Guimarães e Thaísa Amorim, com as farmacêuticas Fernanda Lacerda, Juliana Givisiez, Danielle Ventura e, com as discentes, Jaziane Ribeiro, Luanda dos Santos e Yanca Brito.

De acordo com a professora, alguns dos assuntos esclarecidos pelo centro são, indicação de uso; eficácia; modo de usar; disponibilidade no mercado; interação medicamentosa; conservação e armazenamento; legislação; reações adversas, entre outros.

“É importante ressaltar que neste período de pandemia da COVID-19, com o intuito de ajudar os profissionais de saúde a compreenderem melhor as atuais abordagens relacionadas com o tratamento e os cuidados da doença, o CRIM fez a tradução técnica da Tabela de Evidências elaborada pela American Society of Health-System Pharmacists (ASHP), organização que atua há mais de 75 anos em ações para otimizar o uso de medicamentos e melhorar a segurança do paciente. A tabela voltada para esses profissionais pode ser consultada no site do CRIMatravés dos endereços https://crimufrjmacae.wixsite.com/crim-ufrj-macae ou https://gtcovid19.macae.ufrj.br.

Para acompanhar os trabalhos e serviços prestados pela equipe do Centro Regional de Informações sobre Medicamentos basta acessar o site https://crimufrjmacae.wixsite.com/crim-ufrj-macae, o blog http://crimufrjmacae.blogspot.com.br/ e as suas mídias sociais, Facebook CRIM-UFRJ MACAÉ e, Instagram, @crimufrjmacae. Em casos de dúvidas, basta escrever um e-mail para crim.ufrj.macae@gmail.com.