Artista apresenta construção histórica dos símbolos e cores que embalam a festa popular na antiga sede da Câmara de Macaé
Ao longo dos séculos, as máscaras ganharam diferentes significados pelo mundo. No Brasil, a identificação com o Carnaval é quase instantânea e, com a proximidade da maior festa popular do planeta, o Centro Cultural do Legislativo recebe a exposição “Máscara e Cor”, de Isnard Drumond. A abertura oficial acontece nesta segunda-feira (27), às 17h, e contará com apresentação do grupo Amigos do Samba, sob a regência do Mestre Ozimar.
Arquiteto de formação, Isnard foi aderecista da escola de samba Acadêmicos da Aroeira por muito anos. Ele é entusiasta da cultura popular e apaixonado pelo carnaval de rua. Na exposição, o público poderá conferir uma linha do tempo que explica como as máscaras e as cores se cruzaram ao longo dos séculos, com textos explicativos e 30 itens confeccionados pelo artista, abrangendo diversas etnias e culturas.
“Quando minha irmã completou 50 anos, fizemos uma festa de aniversário com tema carnavalesco e os convidados receberam máscaras feitas por mim. Como elas chamaram muito a atenção, comecei a receber pedidos para confeccionar mais. Desde então, tenho buscado me aperfeiçoar nesta arte”, disse.
“Máscara e Cor” fica no Centro Cultural até o dia 28 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. O espaço está localizado na Avenida Rui Barbosa, 197, no Centro. Os telefones para o agendamento de visitas guiadas são: (22) 2772-4268 e 2772-4885.
Informações sobre a exposição podem ser obtidas diretamente com Isnard pelo telefone (22) 99955-4575 ou por e-mail: isnard091269@gmail.com.
Novidades
Nesta semana, a Biblioteca Pública Celina Mussi de Oliveira, que funciona no Centro Cultural, recebeu 517 livros sobre Direito. Todo o material foi doado pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Macaé (Fafima), enriquecendo o acervo que está disponível para consultas e pesquisas durante o horário de funcionamento do local.