A reforma na Casa do Abraço acontece com ajuda de voluntários. Desde o material até a mão de obra
Sensibilizado com a necessidade de fortalecer o trabalho de amor e solidariedade prestado a crianças e jovens macaenses, grupo de voluntários se une para ajudar instituição filantrópica. Trata-se do Centro Social Casa do Abraço, que passa por reforma em sua sede, recebendo da comunidade as melhorias necessárias para prosseguir sua caminhada de oferecer às pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social condições para o seu desenvolvimento integral, no sentido de educar gratuitamente crianças, adolescentes e jovens mediante a Inclusão Social.
este sentido, visando melhor atender as crianças assistidas diariamente, a ONG Casa do Abraço recebe troca do portão principal, conserto do muro, construção de salas e de banheiros, troca de pisos do salão, pintura de paredes, entre outros reparos que estão sendo feitos, graças a pessoas que acreditam no projeto e doam um pouco do que podem. E hoje uma das maiores necessidades da ONG é a construção de um telhado. “De fato a nossa obra mais urgente é o telhado, já que quando chove a situação é muito precária”, declara o presidente e fundador da casa, Luiz César Caldas.
Recentemente, num projeto de lei de autoria do Vereador Nilton César Pereira Moreira, a Câmara Municipal de Macaé aprovou o projeto de Lei 006/2019, que denomina a unidade de saúde do Morro de São Jorge – localizada na rua Abílio Corrêa Borges -, como ‘Estratégia Saúde da Família Jeferson Marcos Andrade da Silva’. Foi uma justa e digna homenagem póstuma ao jovem batalhador, que faleceu precocemente aos 34 anos em 13 de setembro de 2017, tendo sido idealizador, fundador e presidente da ONG Casa do Abraço, que vem realizando relevantes serviços à comunidade macaense.
Seja um voluntário
“Precisamos do apoio de todos para continuar e melhorar nosso atendimento a nossas crianças. Qualquer que seja sua ajuda é muito bem-vinda. E somos muito gratos pelo interesse em conhecer nosso trabalho e fazemos um convite, para você conhecer de perto nossa ONG”, fala Luiz César Caldas, presidente da Casa do Abraço.
Você, empresário, amigo, irmão que deseja contribuir com esse trabalho de amor ao próximo pode procurar a ONG através do Instagram: @casadoabracooficial ou pelos telefones: (22) 99725-2638/ Whatsapp (22) 99842-2255
Trajetória da instituição
Em 2010, no Morro de São Jorge, um grupo de amigos sem recursos financeiros se dispôs a fundar a Casa do Abraço. Preocupado com o futuro das crianças, este grupo se empenhou mostrando que era preciso transformação e esperança.
Em 2014 ouviram o grito de socorro da comunidade Ilha Leocádia-Malvinas, uma comunidade em alto risco social e extremamente necessitada de ajuda. A Casa do Abraço proporciona através de atividades sociais, esportivas, culturais, educacionais e de lazer, uma oportunidade das crianças sonharem com um futuro melhor. Elas são atendidas com atividades e refeições. A ONG tem um espaço próprio, mas ainda em constante melhorias.
As atividades são realizadas de segunda a sexta-feira, em dois turnos. Com direito a atividades, café da manhã, almoço e lanche da tarde. Como instituição não-governamental e sem fins lucrativos, conta com apoio de voluntários e mantenedores para atender as crianças e eventualmente ações com seus responsáveis também.
Casa do Abraço hoje
Atualmente, o Centro Social Casa do Abraço continua atendendo dezenas de crianças diariamente, sendo administrada pela mãe do Jeferson, Silvia Andrade, pela Tia Silvana Andrade Freitas Belmont e também por um dos fundadores Luiz César Caldas, que junto com ele deu início a esse trabalho, e hoje é o atual presidente da Ong. São cerca de 60 matriculados entre crianças e pré-adolescentes. Mas por outro lado a instituição presta mais de 100 atendimentos indiretos a outras crianças e suas famílias.
Casa do Abraço
O Centro Social Casa do Abraço é uma ONG que nasceu de um desejo de um grupo de amigos com a vontade de fazer o bem. Esse grupo foi liderado pelo presidente emérito Jeferson Marcos, falecido precocemente no dia 13 de setembro de 2017, deixando um legado de amor ao próximo, se doando até os últimos dias da sua vida.
Instituição sem fins lucrativos, organizada juridicamente e registrada, a Casa do Abraço cumpre objetivos expressos declarados em seu Estatuto, incluindo promover, gratuitamente, a assistência social às pessoas carentes, sem distinção de credo, religião, nacionalidade, sexo ou raça, atendendo prioritariamente a criança e o adolescente por meio de atividades nas áreas de educação, esportes, recreação, alimentação, atendimento nutricional, social, cultural, artístico e outras permitidas pela legislação em vigor.
Atualmente é Presidida pelo também fundador Luiz César Caldas e pela vice presidente Silvia Andrade (mãe do Jeferson), e tem a função de educar gratuitamente crianças, adolescentes e jovens mediante a Inclusão Social. Atende dezenas de crianças de segunda à sexta-feira e às vezes nos sábados e domingos também. A Casa do Abraço oferece quatro refeições diárias. As crianças que frequentam a Ong na parte da amanhã e estudam à tarde, tomam café e almoçam, e as que estudam pela manhã e frequentam a instituição à tarde, são oferecidos almoço e lanche no final do dia. Além das refeições elas têm atividades ligadas a práticas educativas, esportivas, culturais, sociais e profissionais.