A queda é atribuída aos custos associados ao fechamento de lojas físicas, impactos contábeis e outras despesas, conforme informado pela empresa na segunda-feira (19/2)
O Carrefour Brasil reportou um prejuízo líquido de R$ 565 milhões no quarto trimestre de 2023, uma reversão significativa em comparação ao lucro de R$ 426 milhões no mesmo período de 2022. No acumulado do ano, as perdas atingiram R$ 795 milhões, contrastando com o lucro de R$ 1,73 bilhão em 2022. A queda é atribuída aos custos associados ao fechamento de lojas físicas, impactos contábeis e outras despesas, conforme informado pela empresa na segunda-feira (19/2).
A estratégia adotada inclui a venda ou encerramento de operações de 123 lojas não rentáveis, compreendendo 16 hipermercados, 94 lojas TodoDia, e 13 entre Nacional e Bom Preço. Até meados de 2024, a marca TodoDia será descontinuada do portfólio da companhia. Paralelamente, espera-se que a venda dos imóveis de 40 dessas lojas gere um EBITDA recorrente adicional de cerca de R$ 200 milhões ao ano, mitigando o impacto financeiro das ações de desmobilização.
Em contrapartida, a empresa visa fortalecer sua presença no mercado através das redes Atacadão e Sam’s Club, com planos de converter aproximadamente 20 supermercados existentes para estas marcas. Apesar do prejuízo e do fechamento de lojas, a receita líquida do grupo no último trimestre de 2024 alcançou R$ 28 bilhões, marcando uma leve queda de 0,3% em relação ao ano anterior, enquanto a receita líquida total de 2023 foi de R$ 103,9 bilhões, representando um aumento de 6,7%.
Por portal Novo Norte