Para conscientizar a população sobre a vulnerabilidade da prática do sexo sem proteção, o programa Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids), ligado à Secretaria de Saúde, realizará ações no dia 07 de fevereiro (quarta-feira), das 8h às 15h, na praça Veríssimo de Melo, em Macaé. Com a proximidade do Carnaval, o objetivo é mobilizar a sociedade sobre a importância de se proteger.
A campanha disponibilizará 15 mil preservativos masculinos e 500 femininos, além da entrega de folhetos explicativos e convite para teste rápido no Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas, onde funciona o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA).
De acordo com o coordenador do IST/Aids do município, Rodrigo Azevedo Bezerra, quatro novos casos são descobertos, em média, por mês. Ele acrescenta que a faixa etária mais atingida é dos 14 aos 25 anos. Atualmente, a cidade tem cerca de 1,2 mil pessoas em tratamento.
“O objetivo é focar na prevenção, pois o preservativo ainda é a principal garantia do sexo seguro e as campanhas do poder público buscam, ainda, diagnosticar o maior número de casos. Vale lembrar que as doenças sexualmente transmissíveis não estão estampadas nas faces dos portadores, portanto, se proteger é um cuidado individual e coletivo ao mesmo tempo”, frisa Rodrigo, acrescentando que, hoje, com o tratamento correto, é possível não transmitir o HIV.
O índice da doença no município mostra que em 2014 foram 182 novos casos; em 2015, 134; em 2016, 189 e, em 2017, 100 pessoas foram confirmadas com o vírus.
Testes e tratamento
Quem quiser fazer o teste rápido de HIV, Sífilis, Hepatites Virais, pode procurar o Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. O tratamento é realizado por uma equipe multidisciplinar composta por assistente social, psicólogos, médicos, dentistas, entre outros profissionais especializados para tratar do assunto.