Três candidatos de partidos da oposição, apoiados por Lula, caminharam nesta quarta-feira (14), no Calçadão de Macaé. Trata-se do deputado federal Marcelo Freixo (PSB), candidato ao governo do Rio de Janeiro; do vereador do Rio e ex-senador da república, Lindbergh Farias (PT), candidato a deputado federal, e do ex-vereador Marcel Silvano (PT), que concorre a uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado do Rio.
A caminhada, que se concentrou durante quase duas horas em frente à Sociedade Musical Nova Aurora, reuniu apoiadores, correligionários, simpatizantes e contou com a presença de representantes de partidos que fazem oposição ao atual governador do Rio, Cláudio Castro (PL), como PSOL, REDE, PCdoB, PV, PSDB, além do próprio PSB e do PT. O evento contou ainda, com a presença e apoio da vereadora Iza Vicente (REDE) e da ex-vereadora Marilena Garcia (PT). Com bandeiras nas mãos e palavras de ordem, os participantes percorreram o trecho do Calçadão entre a Nova Aurora e o antigo prédio da Câmara de Vereadores.
Durante a caminhada de campanha, Marcelo Freixo, Lindbergh Farias e Marcel Silvano, seguiram em conversas com a população transeunte e com o comércio local que se encontravam no centro.
Considerado o candidato do Lula para o governo do Rio de Janeiro, Marcelo Freixo está em segundo lugar nas últimas pesquisas de intenção de votos e é opositor ao ex-governador cassado, Wilson Witzel (PMB), e a seu vice, Cláudio Castro, que assumiu o cargo, após o impeachment de Witzel. Já foi escolhido duas vezes como o melhor deputado do Brasil e traz um legado de enfrentamento às máfias que comandam o Rio, contribuindo com a CPI das Milícias, um marco na luta contra o crime organizado, que colocou mais de 200 bandidos na cadeia, além de enfrentar a corrupção e lutar por transparência no Legislativo.
Freixo acabou com o voto secreto para a cassação de mandatos e denunciou a fraude no auxílio-educação da Alerj. Agora, junto com Lula, quer botar o Rio de Janeiro de pé novamente. “Quero agora, entre outras coisas, reorganizar a cadeia produtiva do petróleo e propor um novo momento de desenvolvimento para o Norte Fluminense e a região da Bacia de Campos. E, aqui peço à população de Macaé que eleja o deputado estadual aliado ao nosso programa de governo e o deputado federal ligado ao Lula”, disse o candidato 40.
Lindbergh Farias (PT), que atualmente é vereador eleito com maior votação do PT no Rio de Janeiro, é um incansável defensor da democracia. Ex-líder estudantil, já foi deputado federal, prefeito de Nova Iguaçu, senador da República e uma das mais firmes vozes do golpe contra Lula e Dilma. Em todos os seus mandatos lutou pela educação pública de qualidade, redução das desigualdades, inclusão e pelo desenvolvimento, sempre defendendo a soberania brasileira.
– Sou candidato à Câmara dos Deputados para lutar por todos nós e porque Lula sendo eleito, vai precisar de verdadeiros guerreiros no Congresso para reconstruir o Brasil e tirar o país do buraco em que está. A crise no Rio de Janeiro é ainda pior, com quase três milhões de pessoas passando fome, a maioria mulheres, negros e desempregados. A boa notícia é que a esperança está voltando e quem sempre esteve na luta agora vai colocar toda sua experiência, garra e disposição de luta para fazer o Brasil feliz de novo. Isso aqui foi lindo demais. A caminhada de Macaé foi ótima. Vamos com tudo e é Lula no primeiro turno! -, ressaltou Farias.
Marcel Silvano é considerado o candidato a deputado estadual de Marcelo Freixo e quer mudar a política do estado do Rio, pela esquerda e pelo interior. É jornalista e foi vereador em Macaé, por dois mandatos, com uma trajetória coerente, ética e participativa. Une experiência e juventude, exercitando uma política leve e direta. Seu trabalho no legislativo macaense foi marcado pela coragem para enfrentar o coronelismo, o atraso e o conservadorismo. Como vereador, foi autor da Lei do Artista de Rua de Macaé e conselheiro de Políticas Culturais.
Agora, como candidato a deputado estadual quer trazer mais avanços para a cidade e para o Norte Fluminense. Estão em sua pauta de lutas, a defesa dos direitos dos trabalhadores, dos servidores públicos, os direitos da juventude e o combate ao monopólio do transporte. Defende também uma segurança pública cidadã que promova a paz e proteja a vida de todos. Seu número na urna é o 13333.
– Na Assembleia Legislativa, quero apresentar um novo debate sobre o desenvolvimento e as alternativas econômicas para o Estado do Rio e para o Norte Fluminense. Provocar a discussão de uma região que gere empregos, oportunidades, distribua renda e preserve a vida e o ambiente. Além disso, quero fazer do mandato de deputado, um forte instrumento de defesa da Universidade Pública de qualidade e no interior, com pesquisa, extensão e políticas de permanência -, assegurou.
Jornalista Lourdes Acosta
DRT/MTP 911 MA