Início Notícias Educação Campanha para devolução de livros didáticos segue até dia 20

Campanha para devolução de livros didáticos segue até dia 20

0
1203

Livro didático é ferramenta diária no processo de ensino aprendizagem

A meta proposta pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) é que a devolução seja igual ou superior a 90%

Prossegue até dia 20, data de término do ano letivo, a campanha “Devolver o livro é legal”, programação desenvolvida pela rede municipal, que tem como finalidade incentivar o recolhimento dos livros reutilizáveis, dos anos iniciais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e Ensino Médio, que foram usados pelos alunos neste ano letivo de 2018. As estratégias adotadas quanto ao uso do livro didático valida Macaé como uma das cidades da região que mais investe na gestão do material.

A meta proposta pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) é que a devolução seja igual ou superior a 90% e Macaé segue a determinação do Ministério da Educação. De acordo com a secretária de Educação, Leila Clemente, a devolução é fundamental para o sucesso do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). “Para que não haja falta de livros nas escolas, é necessário efetuar o controle de entrega e devolução dos exemplares pelos alunos. Os cuidadores e responsáveis pelos livros didáticos são muito comprometidos nesta atividade”, ressalta.

Já a responsável pelo programa Livro Didático na rede municipal, Rose Thomaz, sugere que as escolas anotem as quantidades de livros didáticos devolvidos, por ano e por matéria para a reutilização no próximo ano. Para o próximo ano letivo, a rede municipal vai promover de novo cursos de Apoio à Gestão do Livro Didático.

Em 2019, alunos dos segmentos da Educação Infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) e Ensino Médio terão a oportunidade de estudar obras literárias, que pela primeira vez foram escolhidas pelos professores e equipes gestoras das escolas por meio do Programa Nacional do Livro e do Material Didático. Para educação infantil e turmas do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, a escolha foi de acervos para sala de aula. Já para o 4º e 5º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio, a seleção foi para utilização para biblioteca e de dois livros para cada aluno.

SEM COMENTÁRIOS