Magda foi uma mulher à frente do seu tempo

A Câmara de Vereadores de Macaé aprovou esta semana projeto de lei que dá o nome da primeira mulher comerciante de Macaé, Magda Garcia, ao calçadão da Avenida Rui Barbosa. O projeto de lei é de autoria do presidente da Câmara, o vereador Cesinha, e foi aprovado por unanimidade. Além de comerciante, Magda Garcia foi a primeira mulher secretária municipal, modista, e fez diversas ações beneficentes para Macaé. Magda faleceu em 2004, aos 86 anos.

O vereador Guto Garcia, neto de Magda, lembrou que sua avó foi uma mulher à frente do seu tempo. “Na época dela, as meninas eram criadas para serem donas de casa. Ela sempre quis mais, e conseguiu abrir a sua própria loja, a Casa Garcia, onde vendia roupas desenhadas por ela mesma, de muito bom gosto”, lembrou Guto.

Mãe da ex-prefeita, ex-vereadora e ativista política Marilena Garcia, Magda também foi responsável junto com seu marido Carlos Augusto, pela construção e administração do Turismo Hotel, referência por décadas na cidade. Entre 1960 e 1964, na gestão do prefeito Antônio Curvelo Benjamim, Magda foi secretaria de Turismo e Comércio.

Além disso, ela foi a responsável por diversas ações beneficentes, entre elas a doação da loja comercial onde funciona o Ponto Frio para a União Espírita Macaense, responsável pelo antigo orfanato Lar de Maria, que hoje funciona como creche. Junto com o marido, ela também foi a responsável pela construção da lavanderia e do centro cirúrgico do Hospital São João Batista. Como voluntária, fundou o grupo de mulheres Damas do Horto, com trabalhos voluntários para o Hospital e Lar de Maria e organização de mais de 10 bailes de debutantes que movimentaram Macaé e região.