Caiado reverte inelegibilidade, mas continua com chance quase zero de vitória em 2026

A ação foi rejeitada por sete votos a zero, acompanhando parecer do Ministério Público Eleitoral, que não viu abuso de poder político nos atos questionados.

Pablo Carvalho

Por: Pablo Carvalho

09/04/2025 às 09h47

Caiado reverte inelegibilidade, mas continua com chance quase zero de vitória em 2026

O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) derrubou por unanimidade, nesta terça-feira (8/4), a pena de inelegibilidade do governador Ronaldo Caiado (UB), afastando a acusação de abuso de poder político nas eleições municipais de 2024. A decisão também anulou a cassação da chapa de Sandro Mabel e Cláudia Lira em Goiânia, mantendo os mandatos e encerrando a disputa jurídica iniciada pelo PL.

Apesar de elegível, Caiado enfrenta grandes obstáculos para se firmar como nome competitivo da direita em 2026. Fora da polarização entre Lula e Bolsonaro, o governador de Goiás tem dificuldade para crescer nacionalmente e consolidar apoio popular. Mesmo com discurso de gestor equilibrado, é visto como figura secundária no cenário eleitoral majoritário.

A direita tem nomes com maior densidade eleitoral e apelo junto à base conservadora, como o ex-presidente Jair Bolsonaro e sua esposa, Michelle Bolsonaro. Ambos têm recall nacional e forte engajamento nas redes sociais, o que torna remota a chance de Caiado chegar ao segundo turno em uma eventual candidatura presidencial.

Caiado comemorou a decisão do TRE-GO com discurso de confiança na Justiça. Já o prefeito Sandro Mabel reafirmou seu compromisso com Goiânia e disse que seguirá honrando os 353 mil votos recebidos. A ação foi rejeitada por sete votos a zero, acompanhando parecer do Ministério Público Eleitoral, que não viu abuso de poder político nos atos questionados.