Cerimônia de abertura foi realizada na manhã desta terça-feira (19), no Trevo da RJ-106, na entrada do município
O trabalho ostensivo de combater a criminalidade, realizado pela Polícia Militar, precisa sempre ter recursos para ser executado. E uma dessas ferramentas foi instalada em Rio das Ostras. Na manhã de terça-feira (19), foi inaugurada a primeira cabine blindada do 32° Batalhão de Polícia Militar (BPM), na cidade.
A missão dos agentes da PM é combater a criminalidade e reduzir os índices de violência. E para isso ferramentas que auxiliem o trabalho dos policiais militares são fundamentais. As torres blindadas são equipamentos estratégicos para a ocupação de áreas com a atuação de facções criminosas.
Na área de cobertura do 32° BPM, duas cidades contam com as estruturas, Macaé e a mais recente, Rio das Ostras. A cabine blindada da PM foi instalada na entrada da cidade, no trevo do bairro Jardim Campomar. Com a ferramenta, o município passa a ter as principais entradas com policiamento 24 horas.
“A parceria entre o estado e o poder público municipal foi uma grande conquista visando o combate da criminalidade que tem como objetivo estancar a violência que tem se instalado na cidade’, disse o comandante do 32° BPM de Macaé, tenente-coronel, André Henrique Oliveira.
Esta é a primeira cabine blindada da PM em Rio das Ostras. A ideia é instalar outras três: em Cantagalo e nos distritos do Mar do Norte e Rocha Leão. A prefeitura busca recursos e parcerias junto com a Polícia Militar para viabilizar as instalações.
De acordo com o prefeito de Rio das Ostras, Marcelino Borba, a proposta é trazer tranquilidade para a população e exterminar a insegurança na cidade devido a migração de traficantes da capital para o interior do estado do Rio.
Este trabalho ostensivo tem apresentado bons resultados, segundo o comandante. Para se ter uma ideia, desde que assumiu o comando em janeiro, 95 pessoas foram presas e mais de 80 quilos de maconha foram apreendidos no município, além de 11 quilos de cocaína, 15 armas de fogo e 10 réplicas.
Em uma das operações no bairro Lagomar, a polícia identificou o chefe do tráfico de drogas nas cidades de Carapebus e Quissamã. José Marcos Flores da Silva, de 23 anos, foi morto durante uma troca de tiros.