Iniciativa do Grupo Amigos dos Colégios Estaduais de Macaé e Região leva estudantes aos jogos no Maracanã
Através de uma parceria com vários empresários da região, o Grupo Amigos dos Colégios Estaduais de Macaé e Região tem tornado possível a realização do “O Maraca é nosso”, um dos seus projetos realizados nas instituições de ensino público estadual. Essa iniciativa consiste em levar estudantes da rede para assistir aos jogos dos quatro maiores clubes do Rio de Janeiro no Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã.
Até agora, estudantes de duas instituições já tiveram a oportunidade de vivenciar essa experiência. O primeiro deles foi o Colégio Estadual Visconde de Araújo, que assistiu ao jogo de Flamengo e Palmeiras, pelo Campeonato Brasileiro. Depois foi a vez dos alunos do Colégio Estadual Télio Barreto irem ao jogo de Flamengo e Santos, também pelo Brasileirão.
De acordo com Pedro Costa, um dos idealizadores do projeto, os estudantes são escolhidos por meio de um sorteio. Ele explica que para participar, os jovens precisam atender alguns critérios como ter boas notas e também ser disciplinado, apresentando bom comportamento na escola. “A gente faz o sorteio na hora do intervalo e falamos com os diretores, que também indicam o comportamento do aluno. Isso é um ponto muito importante. A gente está querendo diminuir a delinquência e a falta de respeito que tem na escola pública. É um projeto que engloba a cidadania com o esporte”, explica.
Pedro diz que as escolas estão fazendo os cartões de vantagem dos estudantes, professores e funcionários. Os grupos que vão aos jogos são, geralmente, compostos por seis estudantes, um professor (preferencialmente de Educação Física) e um responsável da escola participante.
No próximo dia 28, os alunos do Colégio Estadual Rachel Reid Pereira de Souza, na Aroeira, vão assistir a Flamengo e São Paulo. O sorteio será feito nessa quinta-feira (26).
Também estão sendo definidas as instituições participantes dos jogos de Flamengo e Atlético Mineiro (10/10), Flamengo e Fluminense (20/10), Flamengo e Grêmio (semifinal da Libertadores – irão apenas professores e diretores devido ao horário do jogo – 23/10), Flamengo e CSA (26/10), Flamengo e Corinthians (02/11), Flamengo e Bahia (09/11), Flamengo e Ceará (26/11) e Flamengo e Avaí (03/12). “O jogo entre Flamengo e Vasco foi excluído do projeto por questões de segurança, para proteger a integridade dos nossos alunos e funcionários dos colégios”, diz Pedro.
O “Grupo Amigos dos Colégios” tem como missão valorizar as instituições de ensino público, estimulando a amizade, convivência e confraternização dos participantes através de várias atividades, entre elas, a prática esportiva. Os projetos visam contribuir com a redução da evasão escolar e maior rendimento dos estudantes dentro das salas de aula.
Hoje ele conta com a parceria de 26 lojas e empresas, como Ricardo Bichão, a ótica Opção, autoescola Tradição, Ws Fogões, Odonto Lagos, New Bike, Depilar, entre outros.