Além dos buracos, algumas ruas do bairro não contam com pavimentação
Enquanto o progresso chega em todos os bairros, alguns como o São José do Barreto sofrem com precariedade das vias. Na Rua Antônio Cesário e na Rua Arnald Sussekind – esquina com a São José do Barreto, por exemplo, os motoristas precisam ter atenção redobrada para não passar com os veículos nos buracos.
Moradores relatam que o problema tem se agravado cada vez mais. “Está cada dia pior. As ruas estão ficando tomadas por buracos”, disse um motorista.
Além dos buracos, algumas ruas do bairro não contam com pavimentação. Com isso, transitar em dias de chuva não é para todos, a menos que desejem chegar ao devido destino tomados de lama. Já em dias quentes, a poeira invade as residências.
“Muitas ruas não estão pavimentadas e quem sofre somos nós. Quando não é poeira, é lama. Uma situação dificil”, relatou um morador.
O São José do Barreto é um dos bairros mais antigos de Macaé onde ficam situados o Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho e o Parque de Exposições Latiff Mussi, onde são realizados os maiores eventos da cidade.
É importante lembrar que a manutenção das vias está prevista dentro do Código Brasileiro de Trânsito (CBT), que garante ser dever das autoridades promover um trânsito seguro e de qualidade. De acordo com o Art. 1º “o trânsito, em condições seguras, é um direito de todos e dever dos órgãos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trânsito, a estes cabendo, no âmbito das respectivas competências, adotar as medidas destinadas a assegurar esse direito”. Mas, na prática, a lei não é respeitada nem mesmo pelas autoridades.
Procurada pela redação do Jornal, a Prefeitura informou que “A Secretaria de Infraestrutura lembra que as ações de manutenção nas vias do município são contínuas e seguem um cronograma. Na segunda-feira (14), a equipe atuou em Cabiúnas e na terça (15), no Vale das Palmeiras. No São José do Barreto, já foi feita a manutenção na beira valão e, a previsão, é que, em breve, as outras ruas sejam contempladas”.