Cerca de 4,6 mil pessoas foram alcançadas e planejamento inclui novos projetos em 2019
Muito além dos números atingidos por meio dos serviços prestados nos municípios de Macaé e Rio das Ostras, a BRK Ambiental, concessionária responsável pelo esgotamento sanitário nas duas cidades, se destacou por um outro resultado muito importante: o alcance de suas ações sociais. Somente em 2018, a empresa conseguiu a participação de, aproximadamente, 4650 pessoas através dos seus projetos. E a meta é ampliar ainda mais esses números no próximo ano.
Destaque entre os projetos de responsabilidade socioambiental da BRK, o concurso “Colorindo o Futuro” contou com a participação de 994 crianças de 14 escolas da rede municipal. Os resultados estarão em evidência ao longo de todo ano de 2019. Isso porque os desenhos do concurso, com o tema “Saneamento é…”, estarão estampados no calendário da empresa.
Porém, além dos prêmios distribuídos, apresentar aos participantes a importância do saneamento na qualidade de vida da população e na conservação do meio ambiente foi o aspecto primordial. Para aprender esses conceitos, ao longo do ano os estudantes participaram dos programas de educação ambiental da concessionária, como o “Portas Abertas” e o “Geração Ambiental”, que, no total, tiveram quase 600 participantes em 2018.
Parceria campeã – Outro ponto alto foi a realização do “Água na Escola – Gotas de Futuro”, realizado em junho, pelo Instituto Trata Brasil (ITB) com o apoio da BRK Ambiental. O projeto é apadrinhado pela ex-ginasta campeã mundial e embaixadora do ITB, Daiane dos Santos, que esteve em Macaé para levar conhecimento sobre saneamento básico a 2.500 pessoas de dez escolas da rede pública.
Com palestras recreativas e atividades lúdicas, Daiane ajudou a conscientizar pais, alunos, professores e funcionários dessas instituições de ensino sobre a importância do uso racional da água e da necessidade de termos nossos esgotos coletados e tratados. “Se queremos uma nação mais consciente, temos que trabalhar com estes temas para que as próximas gerações cresçam conscientes da importância de falar sobre saneamento”, disse a campeã mundial.
Educação lúdica – Outra parceria forte, entre o Ministério da Cultura, a Sancell Produções e a BRK Ambiental, trouxe a Macaé a peça de teatro “A Arte da Vida”. Com uma abordagem lúdica, a produção abordou a importância da água, a preservação do meio ambiente e o respeito à natureza. As apresentações gratuitas aconteceram em escolas da rede municipal, onde 380 estudantes aprenderam sobre aspectos ambientais, sociais e humanos para, em seguida, trabalhá-los em sala de aula com os professores.
“Como responsáveis pelo sistema de esgotamento sanitário, temos um papel muito importante no processo de educação ambiental, em especial, das futuras gerações. Esses esforços nos ajudam a levantar a bandeira sobre a importância do tratamento de esgoto, do consumo consciente da água e da importância do saneamento”, destacou Sérgio Trentini, diretor da BRK Ambiental Unidade Macaé/Rio das Ostras.