Somente nas primeiras semanas de 2020, foram registrados 34 ocorrências nas orlas de Macaé
A alta temporada começou desde o fim do mês passado e as praias costumam ficar lotadas. Somente nas primeiras semanas de 2020 em Macaé, o Corpo de Bombeiros registrou 34 salvamentos. O número é considerado alto. No ano passado, foram 562 resgates de pessoas afogadas, com sete óbitos. Em 2017 e 2018, Macaé foi a terceira cidade com a maior incidência de afogamentos em todo o estado do Rio.
Agentes militares do 9º Grupamento dos Bombeiros de Macaé realizam os trabalhos de prevenção nas praias da cidade para evitar os afogamentos, que são comuns nesta alta temporada do verão, o que vem sendo intensificado.
Ainda de acordo com os dados da corporação, se somados os anos anteriores, foram registrados em torno de três mil salvamentos. Mas o número que chama atenção é o de prevenção, que é quando o guarda-vidas alerta os banhistas dos riscos. No ano passado, foram quase 12 mil e em 2020, esse número já ultrapassou 900.
A prevenção é feita pelos 16 guarda-vidas que atuam em cinco postos que estão na faixa litorânea de Macaé: Aeroporto, Imbetiba, Cavaleiros, Pecado e Lagoa de Imboassica. Eles monitoram todas as praias onde é registrada o maior número de pessoas concentradas.
Para que os momentos de lazer não vire uma tragédia, a corporação alerta sobre os cuidados que os banhistas precisam ter na hora de entrar no mar.
A primeira regra é saber se a praia onde ele está frequentando tem a presença do guarda-vidas. Segunda regra é não consumir bebida alcoólicas e alimentos pesados e em seguida entrar no mar. Outra dica importante é com relação às crianças. Todo o trabalho de prevenção e alerta serve para evitar grandes sustos.