Presidente afirmou que Forças Armadas vão assegurar que pessoas possam usar as cores da bandeira no dia da votação
O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou, em live nesta quarta-feira (28), que determinará que as Forças Armadas garantam que os eleitores possam votar trajando as cores verde amarelo caso assim desejem. Segundo o chefe do Executivo, “não vai ter eleição em seção que proibir verde e amarelo”.
Na ocasião de sua fala, o líder do Planalto comentava uma suposta proibição de eleitores utilizarem a camisa da seleção neste domingo (2) ao irem votar. Entretanto, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) não determinou tal proibição, apenas recebeu a proposta de vetar o traje a mesários, mas rejeitou a sugestão.
– Como é que é, Alexandre de Moraes? Proibir usar a camisa da Seleção? Olha, é interferência demais. Ele está com medo de quê? Vai ter um mar de verde e amarelo. Vocês estão preocupados com um mar de verde e amarelo votando? O que as Forças Armadas puderem garantir para vocês votaram de verde e amarelo, vai ser garantido. Vou determinar às Forças Armadas, que vão participar da segurança, que qualquer seção eleitoral que for proibido entrar com a camisa verde e amarela, não vai ter eleição naquela seção – declarou Bolsonaro.
A proposta de proibir o adereço a mesários foi feita por representantes de quatro centrais sindicais. O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, contudo, disse que os mesários possuem responsabilidades a cumprir, e que a Corte detém os dados de todos eles, o que deve evitar desvios de suas funções.
O magistrado também afirmou estar “tranquilo” sobre a ordem nas seções eleitorais em razão dos serviços de inteligência e da atuação da Polícia Militar
Por Portal Novo Norte