O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) lidera o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em diversos cenários para as eleições de 2026, de acordo com uma pesquisa divulgada pelo Paraná Pesquisas. Em uma simulação, Bolsonaro aparece com 37,3% das intenções de voto, contra 34,4% de Lula. Caso se confirme sua reversão da inelegibilidade, o ex-presidente conquistaria um importante avanço nas disputas. Em outro cenário de segundo turno, a vantagem de Bolsonaro é ainda mais expressiva, com 45,7% contra 42,2% de Lula.
O levantamento também destaca que a direita segue forte nas simulações, com outros nomes competitivos contra o atual presidente. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) aparecem como opções viáveis. No cenário envolvendo Tarcísio, ele registra 40,6%, contra 43,4% de Lula, uma disputa apertada. Já Michelle Bolsonaro atinge 42,2%, empatando tecnicamente com Lula, que marca 43,1%.
Por outro lado, a pesquisa mostra que o presidente Lula encontra dificuldades em consolidar um sucessor dentro de seu próprio partido. Nomes como o ministro Fernando Haddad, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, e o governador Helder Barbalho não conseguem se destacar. No cenário em que Haddad é testado, ele aparece apenas com 18,1%, atrás de Tarcísio e Ciro Gomes, ambos com desempenho superior.
Ainda com alta indecisão entre os eleitores, a pesquisa aponta que 49,8% dos entrevistados não souberam ou preferiram não opinar. Esse levantamento foi realizado entre os dias 7 e 10 de junho, com 2.018 entrevistados, em 164 municípios de 26 estados e no Distrito Federal. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, com grau de confiança de 95.