O Pesquisador Luan Campos desenvolve um projeto do Programa de Mestrado construindo uma horta modelo para a agricultura urbana em Macaé
Pesquisador e Mestrando do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade – NUPEM (UFRJ), Luan Campos, desenvolve um projeto do Programa de Mestrado em Ambiente, Sociedade e Desenvolvimento, construindo uma horta modelo para a agricultura urbana em Macaé e com uso de biofertilizantes, em espaço cedido pelo NUPEM. A proposta é receber crianças, jovens e adolescentes, enfim a sociedade em geral, para educação ambiental, espalhando as sementes dos conhecimentos técnicos e científicos de como aproveitar melhor o que a terra pode oferecer e maximizar o rendimento da tão generosa natureza.
Macaense de 28 anos, Luan frisa a importância de se conhecer o melhor uso do solo. “A horta Modelo é um espaço aberto a todos os interessados em ‘pescar’ conhecimentos técnicos e científicos e aplicar em suas casas, escolas ou instituições, incentivando a reprodução de muitas hortas em Macaé”.
Merece lembrar que o Nupem/UFRJ sempre desempenhou um papel importante na construção da ciência voltada para atender aos anseios e necessidades da sociedade. “Durante a minha graduação na instituição sempre estive ligado a área de botânica e biologia vegetal e então percebi a necessidade de um “laboratório vivo” voltado para a área de Agricultura Urbana, uma horta mesmo, visto o grande espaço existente e propício na área da instituição”, declarou o pesquisador.
O biólogo prossegue relatando que a experiência com a horta do Barreto, durante os quatro anos que passou na graduação foram certamente de grande colaboração para esse projeto. “Por meio da observação e das experiências que pude ver de perto com o trabalho muito bonito desenvolvido pela comunidade, através do projeto de extensão de Agricultura Urbana coordenado pelo meu agora orientador Prof. Daniel Zandonadi. Durante as visitas na horta da comunidade pude ver uma cultura própria deles, da questão de manejo da horta, que é efetivo e deve ser respeitado. É um espaço que muito engrandece a cultura do bairro, a integração e a subsistência social”, disse.
E conclui: “Então meu projeto de mestrado vem demonstrar que por meio do desenvolvimento de práticas e adequação de padrões baseados em pesquisas e estudos técnico-científicos, podemos garantir melhor rendimento, eficácia e maximização dos recursos obtidos nestes espaços, oferecendo suporte as hortas existentes no nosso município por meio das experiências que serão oferecidas no nosso espaço modelo no Nupem, que chamamos também de uma vitrine tecnológica. Recentemente batizamos essa horta modelo com o nome de Horta com Ciência, que tem a concepção de ser um espaço de Educação Ambiental para a comunidade local e todo município e região.”