Biblioteca Télio Barreto ainda não tem prazo para funcionar

514
A Biblioteca Télio Barreto é considerada a mais antiga biblioteca pública da cidade

A unidade que completa 77 anos nesta quinta-feira segue fechada desde o final de 2017

Pessoas que estavam acostumadas a frequentar a Biblioteca Municipal Dr. Télio Barreto terão que esperar um pouco mais para usufruir dos livros que compõem o acervo do local. Desde dezembro de 2017 a unidade está fechada e de acordo com informações da própria Prefeitura, até o momento não há previsão para que o local – que funcionará em novo espaço – volte a funcionar.

A Prefeitura informou ainda que a Secretaria de Cultura está realizando o processo de mudança para o novo espaço. A Biblioteca irá funcionar na Rua Teixeira de Gouveia, 634 – Centro.

A Biblioteca Télio Barreto é considerada a mais antiga da cidade, e hoje (19 de abril) completa 77 anos de atendimento ao público.

Segundo dados históricos, ela foi inaugurada em 2 de dezembro de 1876. Já em 19 de abril de 1941, através do Decreto nº 2 do então prefeito Dr. Télio Barreto ela foi criada e instalada definitivamente tendo recebido a denominação de Biblioteca Pública Municipal Dr. Télio Barreto. E a partir da Lei nº 3005/2007 tornou-se oficialmente vinculada à Fundação Macaé de Cultura.

A Biblioteca possui um acervo de aproximadamente 45 mil obras, divididas em todas as áreas do conhecimento, além de um espaço destinado ao público infantil e livros em braille. O acervo literário possui ainda exemplares dos clássicos da literatura brasileira e universal, além de um amplo acervo de literatura infantil e infanto-juvenil, livros de literatura espírita, católica e evangélica.

Além dos mais de 45 mil exemplares, o local conta ainda com todo acervo do Jornal O Debate desde a sua fundação em 1º de maio de 1976. O material foi uma doação da Petrobras em parceria com o Jornal e diariamente serve de pesquisa para quem busca informações sobre a cidade.

Vale lembrar que, no município, o acesso à leitura e pesquisa pode ser feito em outras bibliotecas da cidade. São elas: a Biblioteca Pública Municipal Tarsila Poiares, no Aeroporto, na Rua L, nº 70, Parque Aeroporto; a Biblioteca Pública Municipal Henrique da Costa Marotti, em Glicério, na Rua Laura Gonçalves Pacheco, sem nº e a Biblioteca Pública Municipal de Córrego do Ouro, Rua Miguel Peixoto, 349, Córrego do Ouro, no prédio do Macaé Facilita.