A escola de samba campeã do carnaval de 2018 no Rio de Janeiro é a Beija-Flor de Nilópolis. A escola apresentou o enredo “Monstro é aquele que não sabe amar. Os filhos abandonados da pátria que os pariu”, baseado no livro de terror Frankenstein, de autoria de Mary Shelley, que completou 200 anos.

Na obra, um cientista dá vida a uma criatura construída com partes de pessoas mortas, tornando-se uma figura feia. No desfile, a figura foi usada para críticas a problemas sociais como corrupção e desigualdades.

Desfile da Escola de Samba campeã do Carnaval 2018 na Sapucaí, Beija-flor de Nilópolis

Beija-Flor desfilou na Marquês de Sapucaí com enredo que criticou problemas sociais como corrupção e desigualdades

Em uma disputa apertada, a campeã ficou apenas um décimo à frente da segunda colocada, a Paraíso do Tuiuti.

As escolas de samba foram avaliadas em nove quesitos: alegorias e adereços, bateria, fantasia, samba-enredo, comissão de frente, evolução, harmonia, mestre-sala e porta-bandeira e enredo.

As escolas de samba Império Serrano e Grande Rio foram rebaixadas para a Série A do carnaval do Rio depois de ficarem em 13º e 12º respectivamente, na apuração das notas do Grupo Especial. A Grande Rio terminou a apuração com 266,8 pontos e a Império 265,6.

As duas escolas já começaram a apuração com menos pontos, penalizadas por estourarem o tempo do desfile. O Império perdeu 0,2 pontos e a Grande Rio 0,5 pontos.

A TV Brasil (canal 531, NET) transmite no sábado (17) à noite o Desfile das Campeãs do Rio. Na sexta-feira (16), a emissora transmite o Desfile das Campeãs de São Paulo.

GRUPO DE ACESSO – A Unidos do Viradouro foi a campeã da Série A do Carnaval e vai disputar o Grupo Especial em 2019.

O último desfile da escola de Niterói no Grupo Especial tinha sido em 2015. A agremiação já foi campeã da Série A em 1990 e 2014 e do Grupo Especial em 1997.