Mais novidades no movimentado noticiário do setor de óleo e gás neste início de semana. A americana Baker Hughes revelou hoje (10) que fechou um acordo para prestação de serviços de workover e plug and abandonment (P&A) com a Petrobrás. As atividades serão realizadas em campos do pré-sal e pós-sal no Brasil. O projeto de vários anos, que começará na primeira metade de 2025, será gerido com o portfólio de soluções integradas da Baker Hughes para otimizar o desempenho da Petrobrás.
Segundo a Baker Hughes, a abordagem integrada incluirá serviços de wireline, cimentação, execução de tubulações, intervenção em poços, fishing (recuperação de objetos perdidos, danificados ou presos do poço), coiled tubing (tubo contínuo usado para intervenção em poços) e geociências em todos os campos offshore da Petrobrás. O acordo também inclui ferramentas de reparo, fluidos de conclusão e produtos químicos de produção da Baker Hughes.
Outra novidade é que a companhia disse que expandirá suas instalações em Macaé (RJ) para apoiar o novo contrato com a Petrobrás. A ideia da empresa é incluir serviços de coiled tubing e execução de tubulações na unidade. Com o movimento, a Baker Hughes espera contribuir para o crescimento da indústria brasileira e sua força de trabalho.
“A Baker Hughes traz para este importante projeto um portfólio tecnológico abrangente, uma profunda compreensão da localização e uma rica história de trabalho no Brasil”, disse a vice-presidente executiva de Serviços e Equipamentos de Campos Petrolíferos da Baker Hughes, Maria Claudia Borras. “Integrar essas capacidades de maneira impecável será essencial para o sucesso do projeto. Nossa expertise em soluções integradas é a base para avançar de maneira eficiente com a energia no Brasil”, acrescentou.