A companhia aérea nacional Azul anunciou que vai parar de operar em 14 cidades brasileiras, médias e pequenas. Em uma nota enviada para o Diário do Turismo, a empresa explicou que a decisão foi motivada “pelo aumento dos custos operacionais, consequência da crise global na cadeia de suprimentos, alta do dólar e disponibilidade reduzida de aeronaves”.

As cidades escolhidas têm entre 19 mil e 483 mil habitantes. Os estados mais afetados foram Ceará, com quatro cidades na lista, e Santa Catarina e Piauí, com duas cada. A suspensão já começou em janeiro e fevereiro nas cidades cearenses.

Segundo o UOL, as outras suspensões serão feitas aos poucos. No dia 3 de março, a companhia só fará voos para Fernando de Noronha (PE) a parti de Recife. Fechando o mês de março, a empresa suspense suas operações em Ponta Grossa (PR).

Outra mudança é que os voos para Cabo Frio (RJ) e Caldas Novas (GO) irão acontecer apenas durante a alta temporada.

“A empresa assegurou que os passageiros afetados serão informados com a devida antecedência e receberão o suporte necessário, conforme estabelecido pelas regulamentações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac)”, afirma matéria do MaisVip.

Em quais cidades a Azul suspende suas atividades?
Desde 13 de fevereiro

Crateús (CE);
São Benedito (CE);
Sobral (CE);
Iguatu (CE).
A partir de 10 de março

Campos (RJ);
Correia Pinto (SC);
Jaguaruna (SC);
Mossoró (RN);
São Raimundo Nonato (PI);
Parnaíba (PI);
Rio Verde (GO);
Barreirinha (MA);
Três Lagoas (MS).

A Azul vai fundir com a Gol?
As duas empresas de aviação, que cobrem 90% das rotas aéreas no Brasil, devem se fundir em breve. Segundo a CNN Brasil, “o grupo controlador da Gol e da Avianca, o grupo Abra, assinou com a Azul um memorando de entendimento para união dos negócios”.