A Azevedo & Travassos — a construtora que está passando por um turnaround — disse hoje que assinou uma carta de intenções com a Equinor para a construção de um gasoduto na região de Macaé, no Rio de Janeiro. O contrato tem um valor de cerca de R$ 500 milhões e duração de 46 meses. O gasoduto que será construído terá cinco quilômetros de extensão e vai conectar os gasodutos submersos no mar que saem da Bacia de Campos, do pré-sal, até a base operacional da Equinor em Macaé.  Gabriel Freire, o chairman da Azevedo & Travassos, disse ao Brazil Journal que o projeto é extremamente relevante para a empresa, dobrando o backlog atual, para cerca de R$ 1 bilhão.  “Ele vem sendo negociado há um ano e meio e é muito importante porque ele traz algumas sinergias entre a Azevedo Infra e a Heftos [a empresa do grupo que faz o retrofit de refinarias e poços de petróleo],” disse o executivo.  Segundo ele, parte das entregas de materiais e equipamentos da obra vai ser feita pela Heftos, e a base da Heftos, que fica em Macaé, vai servir de apoio para a construção. “O economics do projeto é muito bom para a Azevedo,” disse o chairman.  A carta de intenções vem seis meses depois da Azevedo ter perdido um contrato relevante com a Arteris, o que reduziu significativamente seu backlog. Em junho, a Arteris rescindiu unilateralmente o contrato de uma obra para a construção de um contorno viário no entorno de Florianópolis, depois de discordâncias em relação às regras do contrato. Esse serviço geraria uma receita de cerca de R$ 350 milhões para a Azevedo.    Como a obra já havia começado, a rescisão gerou prejuízos para a Azevedo, que entrou com uma ação judicial pedindo ressarcimento por essas perdas.  “Esse novo contrato mais do que compensa as perdas que tivemos com a rescisão da Arteris,” disse Gabriel.  Segundo ele, a companhia tem outras negociações em andamento, mas de projetos menores, que não teriam um impacto tão grande como esse no backlog.  A Azevedo & Travassos vale R$ 370 milhões na B3. A ação cai 1,3% por volta do meio dia. 

Por Brasil Journal