Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) fez um pouso de emergência nesta quarta-feira (29) em uma região de mata no Suriname, a 60 km da fronteira com o Pará. A aeronave, um C-98 Caravan do 7º Esquadrão de Transporte Aéreo (ETA) – Esquadrão Cobra, transportava três militares que não se feriram. “Os tripulantes foram socorridos pelos povos das etnias Tiriyó e Kaxuyana”, informou a Sociedade Militar.
Após o incidente, os militares foram resgatados por um helicóptero H-60 Black Hawk, em uma operação coordenada pelo Centro de Coordenação de Salvamento Aeronáutico Amazônico. A aeronave permanece na Aldeia Missão Nova, onde os indígenas que prestaram auxílio residem. O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) vai investigar as causas da pane que levou ao pouso forçado.
Continua após a publicidade
O Cessna C-98 Caravan é uma aeronave leve de transporte, utilizada amplamente pela FAB para missões de transporte de carga e passageiros. Ela é conhecida por sua versatilidade e capacidade de operar em pistas curtas e não preparadas, sendo crucial para operações em regiões remotas da Amazônia. A ação rápida e a cooperação entre os militares e os povos indígenas foram fundamentais para o resgate seguro dos tripulantes.
Com informações de Pleno News.